Biliu, Swing e Trio Nordestino encerram o São João da Capital

Por - em 33

Biliu de Campina, Trio Nordestino e Swing Nordestino encerram com ‘chave de ouro’ e muito forró o ‘São João João Pessoa – O Melhor da Gente 2009’, neste domingo (28), a partir da 21h, com apresentações no palco principal, na Praça Antenor Navarro, Centro Histórico da Capital. Outra grande atração da noite será Selma do Coco, de Pernambuco, que se apresenta no Palco da Cultura Popular, no Largo São Frei Pedro Gonçalves.

Com um repertório baseado no autêntico forró, Biliu de Campina vai animar os forrozeiros tocando músicas da coletânea “Se Toque no Forró”, além das clássicas “Mulher Avião” e “Coco Liberiano”.

Biliu nasceu em Campina Grande no dia 1º de março de 1949, começou a carreira como compositor no ano de 1978 e teve em 1984 a primeira composição gravada, A Grande Herança, por Messias Holanda. Com um trabalho influenciado por Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcante, o forrozeiro campinense tem a discografia formada por “Matéria Paga”, “Forró o Ano Inteiro”, “Tributo a Jackson e Rosil”, “Do Jeito Que o Diabo Quer”, “Forrobologia” e a coletânea “Se Toque no Forró”.

Depois da descontração de Biliu de Campina, a festa continua embalada pelo Trio Nordestino, grupo da Bahia, que tem como característica o forró-pé-de-serra e é composto por Luís Mário (triângulo), Beto (acordeon) e Coroneto (zabumba).

O Trio surgiu a partir do incentivo do saudoso Luiz Gonzaga e se consolidou com a ajuda de Coroné, Cobrinha e Lindú. Em busca do sucesso, o Trio Nordestino resolveu tentar participação em programas de rádio, mas os admiradores começaram mesmo a aparecer com o sucesso “Chupando Gelo”, música do primeiro LP, lançado em 1970. A música “Procurando Tu”, de Antônio Barros, terminou se transformando no maior sucesso do Trio Nordestino, com mais de um milhão de cópias vendidas.

Encerrando a programação, o Swing Nordestino levará para o palco da Praça Antenor Navarro, o sucesso “Forró das Doidas” e músicas como “Tamborete de Forró”, “Ana Maria” e “Linda Demais”, entre outras. “O público vai conferir e cantar os nossos sucessos e os de Santanna, Jorge de Altinho , Trio Nordestino e Jackson do Padeiro”, disse Ailton, cantor da banda.

Com dez anos de carreira e sempre com a mesma formação, os seis integrantes do Swing Nordestino já lançaram oito álbuns e o último trabalho faz uma homenagem ao Trio Nordestino. “Nosso último CD foi lançado em maio e nossa música de trabalho é ‘Banda que Sabe Tocar’, coisa que o público poderá comprovar no São João João Pessoa”, convida Ailton.

Programação – No Palco da Cultura Popular, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, as apresentações do último dia de ‘São João João Pessoa – O Melhor da Gente 2009’, começam às 20h00 com Clóvis e participação especial de Clébio e Luis Babau (Mamulengo) da cidade de Guarabira. Às 20h40, se apresentam Severino Paulo e Jorge Nascimento (repentistas, na Tenda do Cordel), das cidades de Guarabira e Pirpirituba. Às 21h10 é a vez de Mestre Escurinho Badauê (Alabê Alujá), da Rua do Rio, João Pessoa, seguido às 21h50 com Mané Baixinho (Ciranda do Sol), do Bairro dos Novais, João Pessoa; às 22h30, Vicente Campos Filho e Manoel Alves (Cordelistas, na Tenda do Cordel), de Patos e Pirpirituba; às 23h00 Curió (Orquestra Sanfônica), de Sumé e às 23h40, Selma do Coco (Coco de Roda), de Olinda-PE.

Já no ‘Espaço Mundo’, na Praça Antenor Navarro, após os shows da programação oficial, o Forró da Mala faz a festa neste domingo (28).