Blitz educativa abre a Semana do Motociclista em João Pessoa

Por - em 27

Uma blitz educativa e a simulação de um acidente de trânsito envolvendo motocicleta com o resgate das vítimas, na avenida Dom Pedro II, abriram na manhã desta segunda-feira (27), a ‘Semana do Motociclista’, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).

Durante a blitz, monitores orientaram sobre regras de circulação de trânsito, respeito a sinalização, assessórios obrigatórios, direção defensiva, documentação e em tendas montadas em frente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram oferecidos serviços na área de saúde e distribuição de brindes para os motociclistas.

A superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, contou que as ações voltadas para a diminuição de acidentes com motos na Capital começaram com a Semana do Motorista. “Primeiro realizamos um trabalho nas empresas de ônibus para que os motoristas respeitem o espaço dos carros de passeio, pois, em muitos casos, os condutores de veículos maiores desrespeitar os menores. Com o carros de passeio e motos o problema também existe, por isso, durante essa semana, vamos levar essa conscientização para os motociclistas para expandir o trabalho”, explicou.

O vendedor Manoel Neto, que tem a moto como meio de transporte e ferramenta de trabalho a oito anos, as orientações recebidas durante a blitz educativa são importantes. “Graças a Deus eu nunca sofri acidente, mas receber dicas de segurança nunca é demais para preservar a vida”, ressaltou.

Simulação – Para exemplificar os cuidados que os motociclistas devem ter no trânsito e mostrar como é feito um resgate de acidente com moto, o dublê Halley Amorim participou de uma simulação com o Samu. Após a demonstração ele lembrou que em caso de acidente, quem pilota uma moto está mais exposto a ferimentos e a perder a vida. “O motociclista é o mais frágil e nunca é demais lembrar que a regra número um para ter segurança é usar capacete. Também é indispensável fazer a revisão na moto e sempre respeitar a sinalização”, disse Helley Amorim.

Para a realização da Semana do Motociclista, a STTrans conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Samu, Gabs Resgate, Rota do Sol, Cerest, Mammute’s, Motomar, Lobo das Praias, Dafra, Detran-PB, Novo Rumo, Corpo de Bombeiros, CPTran, Tigres do Asfalto, Jornal da Paraíba e Sistema Correio.

Programação – A programação da Semana do Motociclista segue até a próxima sexta-feira (31). Amanhã (28), haverá a distribuição de cartilha educativa com dicas de segurança para os motociclistas nos bairros dos Bancários, Mangabeira e Centro, além das Avenidas Epitácio Pessoa, Beira Rio e na Praia. O material contém dicas como forma correta de pilotar, roupa adequada, importância do uso dos itens de segurança e de manter a motocicleta sempre revisada.

Na quarta-feira (29), às 7h30, o instrutor de Condução Veicular e Motociclismo, Sérgio Ricardo, e o instrutor de motociclismo, Gilsandro Santos , ambos da Polícia Rodoviária Federal, ministrarão palestras sobre pilotagem defensiva para motoboys que trabalham nos Correios, Energisa. A atividade será no auditório dos Correios.

Ainda no dia 29 de julho o instrutor de motociclismo da empresa Novo Rumo, José Rickson, ministrará palestra sobre pilotagem defensiva para os motoboys da empresa Coteminas, a partir das 8 horas. Às 14h30 outro grupo de motoboys da mesma empresa participará de uma palestra ministrada pelo piloto profissional de Wheeling, Halley de Amorim, também sobre pilotagem defensiva.

Motorreata – Na quinta-feira (30), a partir das 18h30, os motociclistas se reunirão para um motorreata, que é uma espécie de carreata envolvendo apenas motocicletas. A concentração para a atividade será no Parque Sólon de Lucena de onde os motociclistas partirão em direção ao Bar Maré Alta, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, em Tambaú. Neste mesmo dia, a partir das 20h30 haverá uma nova simulação de acidente e resgate de um acidente de trânsito envolvendo motociclista.

No dia 31 de julho, a partir das 19h, haverá uma homenagem especial aos motociclistas na Estação Cabo Branco. O evento ainda contará com sorteios de brindes e com a apresentação do Grupo de Teatro da STTrans, que preparou uma encenação especial em homenagem aos motociclistas. Para encerrar a noite haverá a apresentação da Banda Hadekers.