Bloco conta história do Vale do Gramame arrastando pequenos foliões nesta quinta

Por - em 247

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), irão participar nesta quinta-feira (12) do desfile do Bloco Luzes do Vale, da Ong Escola Viva Olho do Tempo, do Vale do Gramame. A concentração dos foliões será a partir das 14h30, no Centro de Atividades Padre Juarez Benício (Cejube).

A atividade tem o objetivo pedagógico e irá contar a história do imaginário do Vale do Gramame . “A proposta maior do bloco é dar visibilidade dos resultados das formações culturais dos alunos, estimulando a comunidade a fortalecer a cultura popular”, afirmou Jânia Paula, uma das organizadoras do bloco.

Este ano, o Luzes do Vale ganhará às ruas sob o comando da trupe do teatro da escola. No desfile, haverá personagens representando os aspectos das diferentes etnias que compõem a formação do povo brasileiro, a exemplo dos grupos indígenas, negros quilombolas, pescadores e lavadeiras.

“Teremos personagens folclóricos, porta estandarte, rei, rainha e dama do paço, além de personagens mitológicos, como a cobra grande, todos eles referendados nas contações das histórias do povo, durante os ensinamentos da nossa escola”, explicou Jânia. O desfile se encerra às 17h30, no Terminal do Residencial Gervásio Maia.

O bloco foi fundado no ano de 2008, através da iniciativa da Escola Viva Olho do Tempo.

Parceria – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é coordenado pelo CRAS/Gramame, funciona na Escola Viva Olho do Tempo e beneficia crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

A coordenadora Janina Rodrigues Mariano Monteiro considera a parceria muito importante para o desenvolvimento educacional das crianças. “Todas as atividades realizamos em conjunto são muito importante, pois fortalecem a parceria. Na escola mantemos um técnico exclusivo para esse acompanhamento”, afirmou.

Confira a programação do evento:

14h30: Concentração no Cejube

16h: Saída do bloco Luzes do Vale

17h30: término do desfile, ao lado da Integração do Gervásio Maia