Bloco da Limpeza se prepara para desfilar em fevereiro

Por - em 28

O Bloco da Limpeza, formado por servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), já está se preparando com muita alegria e animação para as prévias carnavalescas. O bloco desfila na sexta-feira, dia 5 de fevereiro, com a concentração a partir das 19h, no Ponto de Cem Réis. A saída está prevista para as 22h, quando serão percorridas várias ruas do centro da cidade. Já a prévia do bloco acontecerá na quarta-feira (03), a partir das 17h30, na sede da Autarquia.

O Coral da Emlur já iniciou os ensaios para o registro do hino do bloco, composto pelo maestro e compositor Carlos Anísio. A canção, que se chama ‘João Pessoa, Cidade Limpeza’, será gravada ainda esta semana e fala sobre as belezas dos pontos turísticos e históricos da cidade. Segundo Carlos Anísio, o tema da música este ano é a capital paraibana. “Já tivemos como tema para o hino do bloco da Emlur a reciclagem, a limpeza, o frevo e este ano resolvi mostrar as belezas da cidade”, explicou. Além do Coral da Emlur, participará das gravações a Orquestra de Frevo Splock, que acompanhará o Bloco da Limpeza durante o desfile.

A Emlur também está preparando seus servidores para a animação da folia. Para isso, a Oficina de Artes da Emlur está confeccionando adereços carnavalescos e customizando roupas para aqueles que queiram desfilar com um modelo exclusivo. Os servidores interessados devem procurar com antecedência a oficina, localizada na sede da Emlur, e solicitar o enfeite escolhido aos artesões e artistas plásticos, que utilizarão materiais reaproveitáveis para a produção dos adereços.

Tampinhas de refrigerante, lacres de latas de alumínio, miçangas e restos de tecido dão vida a bijuterias, colares e cordões carnavalescos. Já copos plásticos descartados foram transformados em perucas coloridas que enfeitarão as cabeças dos foliões. Restos de papelão e jornal são transformados pelas mãos habilidosas dos artesãos da Emlur em divertidas máscaras de carnaval. Cerca de oito artesãos estão trabalhando na confecção desses adereços, todos produzidos a partir de materiais reciclados como plástico, alumínio, papelão e vidro, mostrando que é possível cair na folia de forma ecológica e consciente.

A Oficina de Artes da Emlur também está recuperando os estandartes antigos do Bloco da Limpeza e auxiliando na produção do novo, que está sendo confeccionado pelo artista plástico Elionai Gomes e será apresentado aos servidores na prévia do bloco.

Para o maestro e compositor Carlos Anísio, a expectativa é que este ano o Bloco da Limpeza consiga crescer ainda mais. “O bloco vem crescendo a cada ano e eu espero um aumento do bloco e uma maior participação das pessoas, com animação”, relatou.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que a expectativa é a melhor possível para a saída do Bloco da Limpeza. “Vamos fazer uma grande e animada festa neste 5º ano do bloco, com muitas fantasias feitas de materiais recicláveis. Aproveitamos para convidar todos os amigos do Bloco da Limpeza a participar, junto com seus familiares, desta grande brincadeira”, enfatizou o titular da pasta.

Confira a letra do hino 2010 do Bloco da Limpeza:

João Pessoa, Cidade Limpeza (2010)
Carlos Anísio

Olê, olê! Olê, olá!
O Bloco da Limpeza
Vai fazer seu carnaval
Olê, olê! Olê, olá!
Cantando as belezas
Dessa linda Capital! (bis)

Nossa João Pessoa
Das lindas praias:
Cabo Branco e Tambaú
Da Estacão Ciência, da Lagoa,
Do Ponto de Cem Réis, do Centro Histórico
E de um belo mar azul

Olê, olê! Olê, olá!
O Bloco da Limpeza
Vai fazer seu carnaval
Olê, olê! Olê, olá!
Cantando as belezas
Dessa linda Capital! (bis)

Tem muito verde?
Tem sim!
Muita cultura?
Tem sim!
Tudo limpeza porque a gente quer assim
 
Pra João Pessoa, sublime torrão
Declaro o meu amor com emoção!