Bloco de carnaval da STTrans valoriza as mulheres no trânsito

Por - em 25

‘Mulher e direção, uma boa combinação’. Esse será o tema do bloco carnavalesco ‘STTrans Folia’ de 2011, que sairá pela orla da Capital no dia 1º de março. O bloco é promovido pela Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), e tratará da valorização da mulher no trânsito. Vão participar da folia os servidores, convidados e a população para festejar o carnaval e, ao mesmo tempo, realizar uma ação educativa junto aos motoristas e pedestres no calçadão e nos bares. O ‘STTrans Folia” está inserido dentro da programação do Mês da Mulher organizado pela Prefeitura Municipal de João  (PMJP) em parceria com a Secretaria de Política Públicas para Mulheres.

O objetivo dessa atividade momesca é desmistificar o estereótipo de que a mulher não dirige bem, ressaltando a atenção, a prudência e o cuidado que o sexo feminino tem quando está ao volante. Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, a educação para o trânsito deve ocorrer em todas as datas festivas do ano, sendo de grande importância conciliar os temas com cada período. “Como estamos às portas do mês da mulher e do carnaval, nada mais justo que colocar o foco na questão do trânsito e a mulher”, ressaltou a superintendente. De acordo com ela, valorizar a mulher dentro da temática da mobilidade urbana é muito mais que uma ação educativa, é um exemplo de cidadania e responsabilidade social organizada pela administração pública.

Mulher no volante – Para a Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal da Autarquia (DGDP) e para o Setor de Educação para o Trânsito (Eductrans), que estão à frente na organização do Bloco ‘STTrans Folia’, a mulher quando está ao volante não é motivo de perigo para o trânsito. Pelo contrário, as mulheres dirigem com habilidade e competência, tanto que as seguradoras de veículos oferecem uma redução no valor das apólices quando a venda é feita para elas. Esse fato é reforçado pela Assessoria de Planejamento da STTrans (Aplan). Segundo dados do setor, a mulher é a que menos se envolve em acidentes no Trânsito na Capital, correspondendo a 24,86%; enquanto os homens equivalem a 75,14% dos acidentes.

Concentração – Os foliões se concentrarão no dia 1º de março, a partir das 19h, no Busto de Tamandaré, onde depois será realizado um arrastão com duas orquestras de frevo até a praia de Manaíra, encerrando nas proximidades do MAG Shopping. Durante o percurso foliões de todas as secretarias da prefeitura, que participarão do festejo, distribuirão panfletos e orientarão pedestres e clientes nas calçadas e nos bares quanto à valorização da mulher no trânsito, sensibilizando-os, de forma que os motoristas acabem com o estigma de que a mulher ‘atrapalha’ quando está no trânsito.

Programação interna – Além desse evento, a STTrans estará desenvolvendo uma programação interna com seus servidores para  o ‘Mês da Mulher’. As servidoras serão homenageadas no dia 28 de fevereiro, às 8h30, com um café da manhã. Já no dia 16 de março haverá a exibição de filmes e debates, no auditório da sede da Autarquia, sobre a mulher na sociedade.