Blocos do ‘Folia de Rua’ pretendem arrastar 90 mil pessoas, neste sábado

Por - em 44

Os nove blocos do ‘Folia de Rua’ que desfilam neste sábado (26) em João Pessoa prometem arrastar, juntos, milhares de foliões pela Via Folia (Epitácio Pessoa) e por ruas e avenidas de mais sete bairros da Capital. Infantis, engajados, anarquistas, grandes e pequenos… Na programação, há blocos para todos os gostos.

O tradicional ‘Piabas’, por exemplo, não pretende reunir mais do que 150 papaguns. Já as ‘Virgens de Mangabeira’ está esperando nada menos do que 60 mil foliões. O ‘Agitada Gang’ quer passar uma mensagem ecológica e vai distribuir até mudas de árvores para as crianças na avenida e o ‘Bloco dos Atletas’ pretende exibir os talentos da Paraíba, durante o desfile.

Locais e horários – A maioria dos blocos que desfila neste sábado estará em locais e horários diferentes. Quem for levar os filhos ao desfile da ‘Agitada Gang’, que começa no final da tarde, pode dar uma esticadinha na seqüência e conferir a festa das ‘Virgens de Mangabeira’, com saída marcada para depois das 20h. Este último bloco é o terceiro maior da cidade (só perdendo para o ‘Muriçocas do Miramar’ e as ‘Virgens de Tambaú’).

A organização do ‘Bloco dos Atletas’ espera 2.500 foliões dentro do cordão de isolamento. A agremiação convidou atletas que foram destaques nas últimas competições em várias modalidades e terá como atrações as bandas ‘Forró Kissó’ e ‘Bereguedê’. ‘Amoringa dos Bancários’ pediu reforço do policiamento do 5º Batalhão para garantir a segurança dos esperados oito mil foliões. ‘Eternamente Flamengo’ (Funcionários II) também quer desfilar com oito mil pessoas e fez convite especial à torcida rubro-negra. Os papaguns do ‘Piabas’, que existe há 20 anos, vai invadir bares e restaurantes da orla de Tambaú, anunciando os festejos carnavalescos de forma anarquista e irreverente.

O ‘Bloco do Castelo’ tem 16 anos de folia e espera três mil pessoas na concentração em frente ao Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I. O estandarte do bloco vai pedir ‘Salve o rio Jaguaribe’. Engajado também na preservação do meio ambiente, o ‘Agitada Gang’ espera reunir dois mil foliões de zero a 100 anos, na Via Folia. No final do desfile, haverá distribuição de mudas de árvores.

O ‘Tambiá Folia’ quer arrastar oito mil foliões, contando com os três mil associados e gente das imediações do bairro de Tambiá, que serão animados por Gracinha Teles, o ‘Trio Pancadão’ e a ‘Orquestra Tentáculos de Frevo’. O ‘Dxmantelados do Cristo’ fará concentração em frente ao Colégio José Lins do Rego, a partir das 20h. Este ano, o ‘Folia de Rua’ homenageia o maestro Severino Araújo, da Orquestra Tabajara.

Programação do sábado (26):
16h – Bloco dos Atletas – Via Folia, na Epitácio Pessoa
17h – Amoringa dos Bancários – Rua Rosa Lima dos Santos
17h – Agitada Gang – Via Folia, na Epitácio Pessoa
18h – Eternamente Flamengo – Caixa d’água do Funcionários II
19h- Tambiá Folia – Avenida Tancredo Neves
20h – Dxmantelados do Cristo – Colégio José Lins do Rego
20h – Virgens de Mangabeira – Colégio Luís Ramalho
21h – Piabas – Rua Osório Paes, Tambaú
19h – Bloco do Castelo – Entrada do Decom da UFPB