Bordas da lagoa do Pq Solon são recuperadas pela Seinfra

Por - em 25

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) está executando serviços de manutenção na Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade. As intervenções visam executar serviços de alvenaria nas bordas da lagoa, além de identificar ligações clandestinas de esgoto nas galerias de drenagem pluvial. A ação integra o plano de restauração do Centro da Capital, que inclui as obras de recuperação das praças Vidal de Negreiros, Venâncio Neiva e viaduto Damásio Franca.

O secretário adjunto da Seinfra, Deusdete Queiroga explica que está sendo feito um rebaixamento do nível da água, através de bombeamento. Essa redução é necessária para a execução de serviços de alvenaria nas bordas da lagoa, serviço que há muito tempo não era executado. As águas bombeadas desembocam na galeria da rua Padre Meira até o rio Sanhauá, caminho percorrido normalmente. O serviço deverá ser concluído em aproximadamente 40 dias.

Esse serviço também está possibilitando a identificação de ligações clandestinas de esgoto nas galerias de água pluviais. Deusdete explicou que essas ligações foram feitas há muitos anos, quando ainda não existia a rede de esgoto na área. “Nós já conseguimos identificar ligações. Esse serviço vai reduzir a incidência de mau cheiro causado pelo lançamento de esgoto”, explica Queiroga. A Seinfra está contando também com a parceria da Emlur para o serviço de retirada de parte dos bancos de areia que ficaram expostos após o rebaixamento do nível da água.