Brasil Alfabetizado reúne equipe para encontro inaugural do semestre

Por - em 28

O Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) executada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza neste sábado, a partir das 8h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a primeira reunião desse semestre com os alfabetizadores e entidades parceiras do Programa. Estarão presentes cerca de 100 pessoas e entidades como igrejas, associações, centros da juventude e centros de cidadania que tornam possível a aplicação do programa em João Pessoa.

A programação terá início com a apresentação cultural do músico Adeildo Vieira. Em seguida, haverá a abertura oficial com as autoridades presentes. Na seqüência, o professor Alder Júlio, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fará uma palestra com a temática “Que saberes reclama o educador na freiriana visão de autonomia”.

O Brasil Alfabetizado tem como objetivo promover o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida. Seu projeto de atuação prevê a alfabetização de jovens e adultos no período de oito meses, enfatizando a qualidade e o maior aproveitamento dos recursos públicos investidos na educação de jovens e adultos.

Atualmente, são atendidos pelo programa cerca de 2.300 pessoas que por diversos motivos ainda não foram alfabetizadas. “O Programa Brasil Alfabetizado tem assumido um importante papel na educação em João Pessoa, resgatando para os estudos pessoas que nunca tiveram contato com as escolas e transformando em salas de aulas ambientes que já eram do convívio desses pessoas, que é o diferencial do programa”, comentou Maria do Rosário Bezerra, coordenadora do programa Brasil Alfabetizado pela Sedec.