Brinquedoteca da USF do Alto do Céu é inaugurada com festa

Por - em 30

A Brinquedoteca da Unidade de Saúde da Família do Alto do Céu Integrado, em Mandacaru, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (9) em clima de comemoração antecipada ao Dia das Crianças. Brincadeiras, pula-pula, distribuição de picolés, pintura artística e teatro de fantoches transformaram a tarde das crianças numa grande festa.

A iniciativa de organizar um espaço destinado às crianças partiu da própria equipe da Unidade, que sentiu a necessidade de ocupar o tempo das crianças que frequentam a USF para se consultar ou para acompanhar os pais. De acordo com Tatiane Brito, apoiadora matricial da Unidade, os recursos para aquisição do material de apoio foram oriundos das ações realizadas pela própria Unidade, com a realização de um bazar e brechós, entre outras atividades paralelas.  “Com esses recursos, pudemos equipar nossa brinquedoteca com cercado, armário e novos brinquedos”, afirmou a apoiadora, lembrando que doações de brinquedos e livros infantis são bem vindas.

Durante a inauguração, a secretária de Saúde do Município, Roseana Meira, elogiou a iniciativa dos estagiários de medicina e psicologia que atuam na Unidade e que tiveram a ideia de arrecadar os brinquedos. “Essa parceria dos profissionais de saúde com a comunidade faz parte do modelo de integração e humanização que a secretaria segue”, afirmou a secretária, lembrando que essa iniciativa pode ser usada como exemplo em outras unidades.

A Brinquedoteca da Unidade de Saúde da Família do Alto do Céu Integrado começa a funcionar próxima terça-feira (13) e será acompanhada por um profissional da USF que irá orientar as crianças no local. Além disso, o espaço deverá ser usado como ponto de apoio para as terapias infantis desenvolvidas pelos profissionais do local.