Busca por parcerias marca atuação da Capital em feira na Espanha

Por - em 540

A participação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no Meeting Point 2009, que acontece até o próximo domingo (1º) em Barcelona, na Espanha, deve gerar novas parcerias e atrair investimentos na área de turismo para a Capital. Segundo o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, que acompanha o prefeito Ricardo Coutinho durante o evento, os contatos com os empresários e investidores devem gerar a abertura de novos empreendimentos na cidade.

“Tivemos várias conversas com empresários que já investem no Nordeste e eles mostraram interesse em ampliar os negócios para João Pessoa. Claro que esse é apenas um primeiro passo, mas o empenho da prefeitura em mostrar a cidade, inclusive com a participação de Ricardo, é um diferencial para quem busca novas oportunidades de negócio”, assegurou, acrescentando que, além dos empresários, os contatos se estenderam para outros setores.

“Nos encontramos com o prefeito de Barcelona, Jordi Hereu, e representantes dos países que participam do evento para trocarmos experiências e estreitarmos os laços para possíveis parcerias, principalmente na área de turismo náutico, que desperta interesse e onde há um potencial enorme para ser desenvolvido na Capital”, comentou.

Além da apresentação de João Pessoa e da distribuição de material informativo, entre eles um catálogo elaborado pela Setur em três idiomas, a programação incluiu reunião com Mônica Batle e Alonso Barranco, da Direção de Relações Internacionais da Prefeitura de Barcelona, buscando aproximação para troca de experiências em planejamento estratégico, especificamente na área de turismo e desenvolvimento local sustentável.

“É muito importante conhecer o que outros países estão fazendo para impulsionar o turismo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, afinal, preservação da natureza e geração de renda não podem andar separados”, ressaltou. O secretário também participou de um encontro no CIDEU – Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, que promove consultoria e capacitação das cidades que fazem parte do Centro. “Estamos buscando parcerias com entidades experientes e esse Centro oferece serviços essenciais para alavancar o setor, inclusive as cidades de Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza, Juiz de Fora, Natal, Nova Iguaçu, São Paulo e São Luis fazem parte do Centro, e João Pessoa deve ser a próxima”, revelou.

O evento – O Symposium Internacional Barcelona Meeting Point 2009 é organizado pelo El Consorci Barcelona Zona Franca. Dentro da programação da feira aconteceram o seminário Oportunidades na América Latina, com o tema Brasil um dos países mais atrativos para investimentos internacionais e Brasil, Sede do Mundial de Futebol 2014: uma grande oportunidade para os investimentos, além de várias outras temáticas que envolvem a área de investimentos hoteleiros e imobiliários.