C. das Armas e Jardim Planalto recebem mutirões de limpeza

Por - em 23

Com o objetivo de proporcionar bem-estar, saúde e limpeza a população, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vem realizando arrastões de limpeza em vários bairros de João Pessoa, além da coleta regular dos resíduos sólidos gerados nas residências, bem como em estabelecimentos comerciais. Esta semana, os moradores de Cruz das Armas e do Jardim Planalto estão sendo beneficiados com as ações.

Uma equipe com 25 agentes realizou o trabalho em Cruz das Armas. Foram limpas as ruas Félix Antônio (conhecida como Rua do Rio), José Tavares, Xavier Júnior, desembargador Novais, e a avenida Cruz das Armas, que são as principais vias de acesso do bairro. Além destas, foram contempladas a avenida Centenário e as ruas Estevão D’Ávila Luis, Alcides Bezerra, Lima Filho, Buenos Aires, Abel da Silva, Francisco Norberto e 4 de Outubro, que são vias transversais. 

Na operação, concluída nesta terça-feira (23) em Cruz das Armas, foram feitos serviços de capinação, roço, limpeza de terrenos e ruas e pintura de meio-fio. Além disso, a equipe de fiscalização da Emlur fez um trabalho porta a porta, orientando a pessoas a acondicionar o lixo de forma correta, não jogando em ruas, terrenos e galerias. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo 2000, Cruz das Armas possui uma média de 6.551 domicílios e uma população estimada em 25.994 habitantes. Nesse bairro, a coleta regular é feita nas terças, quintas e sábado, durante o dia. 

Para o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta da Emlur (Devac), Noé Estrela, o lixo jogado nas vias públicas e em terrenos foi o principal problema detectado. “Mesmo com a coleta regular e as ações educativas que a Emlur realiza, a população precisa se sensibilizar em não jogar lixo nas vias públicas e terrenos. Esse material, quando depositado de forma indevida, entope bueiros e galerias, provocando pontos de alagamentos na cidade”, enfatizou.  

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, pede a colaboração da população para manter a cidade ainda mais limpa. “A população é a maior aliada da Prefeitura para manter a ordem e a limpeza na cidade, por isso é importante essa parceria”, disse o titular da pasta. 

Atendimento – Dalvanice Nascimento mora há 23 anos na Rua Xavier Júnior, em Cruz das Armas, e destaca o trabalho realizado pela Autarquia. “Sempre que entramos em contato com a Emlur, somos bem atendidos. No mês passado, já vieram fazer uma grande limpeza por aqui e hoje novamente. Isso mostra que é uma secretaria que se preocupa com a população carente”, disse.  
O diretor de Operações, Orlando Soares, orienta a população para que disponibilize as sacolas contendo o lixo doméstico em horário próximo à rotina de passagem do caminhão de coleta. O objetivo é evitar que as sacolas sejam rasgadas por animais ou catadores informais e esse material provoque o entupimento de bueiros e galerias e suje as vias públicas.  

Jardim Planalto – A Emlur iniciou uma grande ação de limpeza que prepara o Jardim Planalto para as festividades comemorativas de seu aniversário no próximo dia 26. Uma equipe formada por 60 agentes de limpeza vai realizar ao longo da semana o trabalho de capinação, roço, varrição e pintura de meio-fio. Nesta área, a Emlur faz coleta regular as segundas, quartas e sextas, no período diurno. 

José  Honorato mora há 35 anos no Jardim Planalto e elogia o trabalho dos agentes de limpeza nas ruas da cidade. “A Emlur está de parabéns, assim como os agentes de limpeza, pois sem eles não teríamos uma cidade tão bem cuidada como está agora. Quando saímos para passear, observamos que a cidade está mais limpa. Claro que isso depende também da população, mas os agentes fazem o seu papel muito bem” afirmou.  
Em caso de dúvida, sugestão ou reclamação, a população deve ligar para o ‘ Alô Limpeza’ pelo número 08000 83 2425.