Cais de Jaguaribe recebe setor de órteses e próteses a partir desta segunda

Por - em 664


A partir desta segunda-feira (20), o Centro de Atendimento à Saúde (Cais) de Jaguaribe passa a fornecer órteses e próteses. O serviço, que era ofertado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passa a prestar, no Cais, assistência especializada e de natureza interdisciplinar a pessoas com deficiências físicas, objetivando sua integração social. A perspectiva é que 2.400 pessoas sejam beneficiadas mensalmente.

O programa dispõe de concessão de cadeiras de rodas, muletas, próteses de membros superiores, inferiores e mamárias, andadores, calçados ortopédicos, tutores, calhas, coletes, óculos e bolsas de colostomia, dentre outros. Isadora Guedes, diretora técnica do Cais de Jaguaribe, destacou que é necessário apenas consultar o médico para que ele requisite a órtese ou prótese adequada a cada usuário.

“O usuário deverá procurar o setor de órteses e próteses, localizado no Cais Jaguaribe, portando cópia do laudo médico, documento de identidade ou registro de nascimento, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Aqueles pacientes oriundos de municípios pactuados com o município de João Pessoa deverão requisitar o GERA junto a sua referida Secretaria de Saúde”, informou Isadora.

A diretora ressaltou que o tempo da entrega varia de acordo com o tipo de aparelho requisitado. “Os aparelhos que não são pré-fabricados são encaminhados para as oficinas especializadas para a sua confecção”, explicou.

Cais – O Cais Jaguaribe é o maior centro de especialidades de João Pessoa e vem trabalhando na perspectiva do implemento de um serviço de qualidade e centrado na atenção ao usuário, tendo como foco central a melhoria da qualidade de vida do usuário-cidadão. No local são fornecidas consultas ambulatoriais em 22 especialidades médicas: alergologia, angiologia, cardiologia, cirurgia geral, endocrinologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, proctologia, urologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, clínica médica, mastologia, ginecologia, nefrologia, psiquiatria, pneumologia, reumatologia, hematologia e geriatria. Diariamente são atendidas aproximadamente mil pessoas no Centro.

Também são oferecidas ao usuário cinco especialidades não médicas, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço Social, bem como um laboratório de análises clínicas, o Lacen Municipal, ambulatório de pé diabético e ambulatório de pequenas cirurgias. No Cais Jaguaribe o usuário pode encontrar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/AIDS e o Pronto Atendimento em Traumatologia e Ortopedia.

O Cais está integrado ao Sistema de Regulação do Município, sendo as consultas médicas de primeira vez agendadas pela Unidade de Saúde da Família, através da Central Saúde. O registro de conclusão de atendimentos oriundos da Central Saúde para o sistema é realizado pelo próprio serviço. As marcações das especialidades não médicas, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psicologia, são realizadas no próprio serviço.

O Cais está localizado na Av. Alberto de Brito, s/n, no bairro de Jaguaribe, e seu horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção do Pronto Atendimento, que funciona das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para maiores informações, o contato do tele-atendimento é 3214-4110 e o do setor de órteses e próteses 3214-7978.