Câmara concede título de Cidadã à secretária de Administração da Capital

Por - em 32

A Câmara Municipal de João Pessoa outorgará o título de cidadã pessoense à secretária de Administração da Capital, Suelma de Fátima Bruns, na quinta-feira (4), em solenidade marcada para as 17h, no plenário da casa. O vereador Edmilson Soares (PSB), autor do requerimento, disse que o título era um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela secretária ao município.

Suelma Bruns nasceu no município paraibano de Gurjão, mas ainda criança veio morar na Capital. Professora de Economia e Administração de Empresas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), defendeu o título de mestre com uma dissertação sobre “Percepção da Alta e Média Gerência sobre a Gestão da Qualidade Total”.

Também graduada em Farmácia também pela UFPB, especializou-se em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Exerceu o cargo de chefe do Serviço de Farmácia Hospitalar do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), tendo desenvolvido e implantado o Projeto de Reestruturação do Serviço de Farmácia – projeto pioneiro no Estado da Paraíba. Foi consultora de Gestão Hospitalar em diversos hospitais de João Pessoa.

Suelma ainda assessorou a Superintendência de Recursos Humanos da UFPB, onde chegou a ocupar o cargo de coordenadora de Recursos Humanos e esteve à frente da Coordenação de Escolaridade da Pró-Reitoria de Graduação (Codesc). Ministrou Cursos de Desenvolvimento Geral para a Prefeitura de Belo Horizonte, para Superintendência da Zona Franca de Manaus e para a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnologia, também em Manaus.

Residiu durante quatro anos em Wolfsburg, na Alemanha, onde realizou o curso de Economia e Administração Alemã, visitou diversas empresas, como a Wolkswagen, trocando experiência com gestores das áreas de Administração, Recursos Humanos e Qualidade.

Em janeiro de 2005 foi convidada pelo prefeito Ricardo Coutinho para assumir a secretaria-adjunta de Administração e meses depois assumiu a titularidade do cargo. “Receber esse título me deixa feliz e honrada, mas ao mesmo tempo faz aumentar minha responsabilidade com esta cidade que sempre me acolheu”, disse Suelma Bruns.