Câmeras ajudam no controle do tráfego de veículos na Capital

Por - em 31

O novo sistema Gerenciador Inteligente do Trânsito (GIT Vias), instalado no Controle de Tráfego por Área (CTA) da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), está realizando a contagem de veículos em diversos pontos da cidade. A contagem é realizada através das imagens captadas pelas câmeras e enviadas ao monitores do CTA, o que possibilita os ajustes nos tempos semafóricos. A medida visa reduzir os congestionamentos e melhorar a fluidez do trânsito nas ruas e avenidas mais movimentadas da Capital.

Através do sistema e do acompanhamento permanente, os técnicos do CTA realizam a contagem da quantidade de veículos que trafegam diariamente pelas vias que estão no alcance das câmeras, em diversos horários do dia. Com isso é possível determinar em quais horários o semáforo deve permanecer mais tempo na cor verde, diminuindo seus intervalos para o vermelho, o que facilita o fluxo dos veículos. Além disso, intervenções nos semáforos também podem ocorrer diariamente, quando acidentes ou qualquer evento ocorrer na via, gerando aglomeração de veículos.

De acordo com o diretor de Trânsito da STTrans, Pablo Fragoso Dornelas, algumas mudanças já podem ser sentidas no trânsito da cidade. “É nítido que estamos atendendo mais rápido às ocorrências. Com o monitoramento 24 horas, os problemas nas vias estão sendo solucionados com mais agilidade”, afirmou. À medida que os problemas ocorrem no trânsito, os técnicos avaliam, de dentro da sala da CTA, a necessidade e encaminham, de imediato, os agentes de trânsito para o local com o objetivo de solucioná-los.

Câmeras – As novas câmeras foram instaladas em 15 pontos da cidade e possuem uma melhor qualidade na imagem, em um raio de 500 metros da via, com giro em 360 graus. Com essa tecnologia é possível o reconhecimento dos infratores e a resolução dos problemas enfrentados nas avenidas em tempo real. Entre as vantagens do GIT Vias, está o foco na manutenção preventiva do trânsito; prevenção e redução de acidentes e o aumento da fluidez e segurança no trânsito. O sistema foi lançado, do dia 24 de março deste ano e sua sala de monitoramento fica localizada na sede da STTrans (Quilômetro 25 da BR-230, no bairro do Cristo Redentor).

Locais onde as câmeras estão instaladas

– Terminal de Integração (Rua Francisco Londres)
– Avenida Getúlio Vargas (Lagoa do parque Solon de Lucena)
– Avenida Padre Meira com a Rua Diogo Velho
– Rua Santo Elias
– Avenida Bento da Gama com a Avenida Epitácio Pessoa
– Busto de Tamandaré
– Avenida Ruy Carneiro com a Avenida Epitácio Pessoa
– Viaduto do Cristo
– Entrada de Mangabeira (Girador)
– Avenida Nego com a Avenida Maria Sales
– Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Prefeito José Leite
– Avenida Epitácio Pessoa com a Avenida Maranhão
– Avenida Padre Meira com o Anel Externo da Lagoa
– Avenida Empresário João Rodrigues Alves com a Rua Luiz Alves Conserva
– Avenida Dom Pedro II com a Avenida dos Tabajaras