Camerata e grupos de forró são atrações do Circuito das Praças

Por - em 29

A Camerata Arte Mulher é uma das atrações do Circuito Cultural das Praças desta sexta-feira (23), a partir das 17h30, no Ponto Cem Réis. A Feirinha de Tambaú, às 20h, será animada pelo grupo ‘Alegria do Forró’, enquanto o Largo de São Pedro recebe, a partir das 21h, ‘Ítalo Pay e Zabumba Mundi’. O Circuito Cultural das Praças é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Camerata Arte Mulher – A atração do Ponto de Cem Réis é a Orquestra Feminina Camerata Arte Mulher, lançada em março de 2006 através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e da Funjope, com objetivo de dar visibilidade a trabalhos artísticos, dando ênfase especial para o reconhecimento social de talentos femininos: intérpretes e autoras.

Constituída basicamente por mulheres de formação musical acadêmica, sua estrutura incorpora, hoje, além dos instrumentos acústicos tradicionais como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e harpa, outros advindos da prática da música popular, a exemplo de sanfona, bandolim, baixo elétrico, zabumba e bateria.

Esta diversidade permite a execução de um repertório variado que inclui músicas eruditas, regionais e populares, mesclando recursos instrumentais acústicos e elétricos. Com isso, oferece, ao público, um espetáculo que propõe o diálogo estético entre as diferentes linguagens da produção artístico-musical.

Em sua trajetória, a Camerata Arte Mulher tem atuado em importantes projetos da Capital, como o ‘Circuito das Praças’ e ‘Música do Mundo’. Na opinião do grupo, estas oportunidades são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho artístico e a democratização do acesso à arte.

Alegria do Forró – Este é o nome do trio formado pelos músicos Francisco Cândido (sanfona), João Rosendo (zabumba) e Ednaldo dos Santos (vocal), que promete animar o público presente na feirinha de Tambaú, com muito xote e baião. O grupo é bastante requisitado em diversos eventos do gênero, já tendo conquistado prêmios em importantes festivais do Estado, a exemplo do tradicional Concurso de Sanfoneiros de Itaporanga, no ano de 2007, quando conquistaram a primeira colocação. Este ano, o trio participou do Concurso de Quadrilhas Juninas Arraial do Varadouro, acompanhando a Quadrilha Junina Bafo de Bode.

Zabumba Mund – A banda que vai movimentar o Largo de São Pedro, a partir das 21h, é formada por Ítalo Pay (voz e flauta), Eduardo Brito e Erick Araújo (guitarras); Pato Júnior (contrabaixo), Luciano Oliveira e Leandro Silva (zabumbas) e Vagalume (caixa e pratos). O repertório da banda é formado basicamente de músicas autorais, a exemplo de ‘Caboclo high tech’, ‘Maluquinho’ e ‘Pra não morrer de tristeza’. O grupo surgiu em 2003, realizando sua primeira apresentação no Palco Alternativo ‘Conquistando os Ouvidos Presentes’, durante o período junino, na cidade pernambucana de Goiana.