Caminhada defende a despoluição das águas do rio Cuiá, nesta terça

Por - em 34

Em comemoração ao ‘Dia Mundial das Águas’, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a Organização Não Governamental (Ong) SOS Rio Cuiá realizam, nesta terça-feira (24), a ‘II Caminhada em Defesa das Águas do Rio Cuiá’. A concentração será a partir das 8h, por trás do Colégio CPDac, e depois os participantes seguem até a comunidade Frei Damião, dentro do bairro Valentina Figueiredo, onde a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) distribuirá um lanche para as pessoas.

Durante a caminhada, de acordo com o presidente da Ong, Carlos Marcone de Souza Luna, haverá a distribuição de panfletos e material educativo sobre a preservação do meio ambiente, bem como a conscientização da população sobre cuidados com o rio Cuiá.

O Cuiá nasce no Bairro do Grotão e percorre vários outros logradouros de João Pessoa, como Geisel, Água Fria, Valentina Figueiredo e Frei Damião, dentre outros. O rio tem cerca de dois quilômetros de extensão e desses, segundo Marcone, aproximadamente 90% já estão poluídos.

Para o dirigente da Ong, o rio vem sofrendo muitas agressões em suas águas e o Movimento SOS Rio Cuiá está lutando para preservá-lo. “Está havendo muita degradação no Cuiá por meio da população e de alguns órgãos e empresas. Todos os dias a população joga lixo, sucata e poluentes nas águas, poluindo quase sua totalidade”, enfatizou.