Caminhada encerra ato pelos ‘20 anos do SUS’, na Lagoa

Por - em 22

Mais de mil pessoas foram atendidas e receberam orientações de saúde durante toda esta terça-feira (7) no Ato Público em Comemoração aos 20 anos do SUS e ao Dia Mundial da Saúde. No final da tarde, a população, mais o vice-prefeito Luciano Agra (PSB) e a secretária de Saúde, Roseana Meira, fizeram uma caminhada ao redor da Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou vários atendimentos sobre DST/Aids, tuberculose, hanseníase, saúde do idoso, saúde bucal, saúde mental, noções de vigilância sanitária e epidemiológica e saúde da mulher, além de esclarecimentos acerca do Cartão SUS, projeto João Pessoa Vida Saudável e Ouvidoria SUS.

Referência – A secretária Roseana Meira observou que João Pessoa tem muito a comemorar com os 20 anos do SUS. “Em quatro anos, os indicadores de saúde de João Pessoa melhoraram muito. Somos referência no combate à dengue, o nosso Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um dos melhores. E isso tudo acontece porque os profissionais da Secretaria de Saúde são comprometidos com o usuário”, disse.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jailson Souza, destacou a importância do SUS e lembrou da implantação do Sistema, que considera “uma vitória para os brasileiros”. Já o vereador Ubiratan Pereira (PSB) lembrou a importância da luta pelo fortalecimento do SUS. “João pessoa tem avançado nos indicadores de saúde e isso é muito bom para a população, é importante para a melhoria de vida do pessoense”, disse.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Alexandre Urquiza, falou da necessidade de um esporte ou de uma atividade física para uma vida saudável. “Estamos sempre em parceria com a Secretaria de Saúde para que a vida do pessoense seja valorizada como um todo”, comentou.

O representante do Ministério da Saúde na Paraíba, Gentil Filho, lembrou que o acesso ao SUS é destinado a todos os brasileiros. “O SUS dá certo para quem precisa dele e ele é acessível a todos”, disse.