Caminhada pelo fim da violência contra mulher reúne servidores

Por - em 23

Cerca de 100 servidores da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) participaram da “Caminhada dos homens pelo fim da violência contra a mulher”, na manhã desta sexta-feira (12). Com o tema ‘Eu respeito às Mulheres’, os servidores municipais se concentraram na praça Pedro Américo e percorreram várias ruas até o Ponto de Cem Réis, onde protestaram contra os elevados índices de violência de gênero. O objetivo da caminhada foi fortalecer a ação da gestão municipal no enfrentamento da violência contra a mulher.

“Essa iniciativa deve percorrer por todos os cantos da cidade. Estamos avançando na luta pela não violência à mulher que tem todo o direito de viver livre, fora de sofrimento e discriminação”, disse o representante dos servidores, Ricardo Moureira. Ele falou ainda que os homens da Prefeitura estão dando o primeiro passo nessa luta. “ Nós homens, que fazemos parte dessa gestão, temos sim que levantar a bandeira da não violência à mulher e propagar às políticas públicas de gênero, avançando ainda mais na cidadania dessas mulheres”, completou
Para o secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Rubens Freire, que falou em nome de todos os secretários municipais, era uma honra estar nessa luta por igualdade de direitos para homens e mulheres. “Nós homens, temos sim que acreditar no fim da violência contra a mulher. A Prefeitura defende a vida, a não violência e esperamos avançar com mais intervenções masculinas pelo fim da violência”, afirmou Rubens Freire.
Participaram da caminhada, representantes do Movimento Sindical e de Luta por Moradia, parlamentares, secretários e secretárias, estudantes, além de homens engajados na campanha de enfrentamento à violência contra a mulher.
Essa ação faz parte do calendário de atividades do “Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres”, que está desenvolvendo diversas atividades educativas, informativas e culturais na cidade, durante todo mês de março.
Dados – No Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), já foram atendidas 1.161 mulheres desde sua inauguração em 2007. No ano passado, uma média de 32 novos casos ao mês, foram registrados e 458 mulheres procuraram ajuda através do telefone 0800 283 38 83. Este ano, só no mês de janeiro, o Centro registrou mais 62 casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência. O Centro de Referência da Mulher funciona na avenida Afonso Campos, 191- Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 07hs às 19hs.