Caminhão leva ações da SOS Mata Atlântica para a Bica

Por - em 36

A partir desta quarta-feira (10/11), João Pessoa receberá o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Até domingo (14/11), um caminhão totalmente adaptado pela ONG e sua equipe de educadores ambientais estarão no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) para promover a conscientização ambiental por meio de diversas atrações. Entre elas estão: palestras, oficinas, monitoramento da qualidade da água do Rio Sanhauá, jogos educativos, exibições de vídeos, exposições, maquete interativa, entre outras.

O horário de funcionamento do projeto é das 11h às 16h no primeiro dia e das 10h às 16h nos demais. A iniciativa tem o patrocínio do Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Associação Guajiru, Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN) e da Sociedade de Proteção Animal Amigo Bicho (APAAB).

O caminhão já passou por mais de 60 cidades em 16 estados brasileiros com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para os lugares onde ocorre a Mata Atlântica. A Fundação SOS Mata Atlântica compensará as emissões de gases do caminhão por meio de plantios realizados pelo Programa Florestas do Futuro, da própria ONG.

O projeto itinerante, agora em seu segundo ciclo anual, visita as regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do Brasil. Neste roteiro, o projeto já visitou, além da Paraíba, o Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Depois da visita à capital paraibana, o caminhão seguirá para o estado do Ceará. Durante a permanência do caminhão na Bica, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lançará o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.