Caminhão SOS Mata Atlântica pode ser visitado até domingo

Por - em 27

O caminhão do projeto A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante, da Fundação SOS Mata Atlântica, está em João Pessoa. Cerca de 300 pessoas, entre jovens, crianças, adultos e idosos, já visitaram o caminhão totalmente adaptado, que está estacionado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) desde a última quarta-feira (10) e ficará até este domingo (14), das 10h às 16h.

De acordo com o educador ambiental da fundação, Anderson Palmeira, o objetivo principal do projeto é sensibilizar e conscientizar as pessoas a respeito da importância da preservação ambiental. “A fundação SOS Mata Atlântica desenvolve diversos projetos na área da preservação ambiental, e esse projeto itinerante, que teve início em 2009, se consolida pela importância da integração de todos pela preservação”.

Segundo ele, deu pra sentir a preocupação de todos que visitaram o caminhão em João Pessoa em relação à preservação, à reciclagem e ao uso consciente da água e energia, por exemplo. “Aqui nós temos atividades de pintura, jogos educativos, palestras, oficinas, exibições de vídeos, exposições, maquete interativa, biblioteca, oficinas de reciclagem e distribuição de mudas. Tudo isso com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para os lugares onde ocorre a Mata Atlântica”, destacou Anderson.

Para a estudante Maiara Vitória, de 9 anos, a visita ao caminhão foi muito prazerosa. “Aqui a gente aprende brincando. Eu aprendi como usar melhor a água e a luz da minha casa, como proteger as plantas e os animais, como reutilizar as coisas transformando em arte. Gostei muito”, disse Maiara.

O caminhão iniciou sua viagem no dia 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, em Brasília. Desde então, já passou por Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e, depois da visita à capital paraibana, seguirá para o Ceará. Dois educadores e um coordenador acompanham o projeto itinerante.

A iniciativa tem o patrocínio do Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e apoio local da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Associação Guajiru, Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN) e da Sociedade de Proteção Animal Amigo Bicho (APAAB). Para acompanhar a programação completa do projeto e relatos da equipe itinerante é só acessar www.sosma.org.br/blog.