Campanha arrecada cinco mil livros em menos de dois meses

Por - em 17

Cinco mil exemplares doados. Este é o saldo, até esta segunda-feira (03), da campanha de arrecadação de livros didáticos, infantis, profissionais e revistas, realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para o projeto Estação do Livro. Todo o acervo doado pela população da Capital foi levado para o Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na avenida Beira Rio, onde passa por um processo de seleção para fins de catalogação.

O coordenador da Biblioteca Municipal, Marcos Paulo Farias, explicou que após o término desta etapa a equipe vai realizar a higienização de todo o material e o processamento técnico para, em seguida, embalá-los para o seu destino. “Os livros mais científicos e coletâneas irão compor o acervo da Biblioteca Municipal. Os demais vão para as Estações do Livro, que já estão funcionando e para aquelas que serão inauguradas”, disse Marcos.

A campanha teve início no dia 13 de março. Cada Estação do Livro recebe de imediato 300 livros para inauguração. Mas durante o seu funcionamento, o fluxo oscila devido aos empréstimos e doações por parte da comunidade. “A Estação do Livro da praça do bairro Castelo Branco já tem cerca de 450 livros, o que representa um aumento de 150 livros desde a sua inauguração. Com isto, a Estação também torna-se um ponto de coleta para novas doações”, ressaltou Marcos Paulo.

Novas estações – O projeto vem dando resultados tão positivos que a Prefeitura de João Pessoa vai inaugurar mais duas Estações. Os beneficiados serão os moradores dos bairros do Rangel e Funcionários II. Com estas serão quatro em pleno funcionamento, já que uma foi instalada no Castelo Branco e outra no Alto do Mateus.

A campanha de arrecadação dos exemplares é contínua. Além dos pontos de coletas oficiais, que são as secretarias municipais, outras entidades também aderiram ao projeto, a exemplo de ONG’s. “Temos a Associação dos Moradores dos Bairro dos Estados querendo fixar pontos de coletas no bairro. Isto é muito importante, pois mostra que a população aderiu ao projeto de compartilhamento de informação através de livros”, destacou o coordenador.

Postos de Coleta – As doações devem ser entregues nos seguintes pontos fixos: Paço Municipal, no Centro; Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Subprefeitura, em Tambaú; Estação Cabo Branco, no Altiplano e Secretaria de Saúde (SMS), na Torre.

Até o final de maio, a doação pode ser realizada também no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe; Shopping Tambiá; Manaíra Shopping e na Faculdade Asper, na BR-230. Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que estão disponíveis nos locais citados.