Campanha Coleta Seletiva vai ao bairro de Mandacaru

Por - em 25

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), lança nos dias 28 e 29, nas Comunidades Alto do Céu, Jardim Coqueiral, Jardim Mangueira, Porto de João Tota, São Pedro e Vem-Vem, em Mandacaru, a Campanha “Coleta Seletiva, Reciclagem e Armazenamento do Lixo”. A programação de lançamento começa com uma caminhada pelo bairro no dia 28, a partir das 8h, com o objetivo de sensibilizar os moradores sobre os problemas decorrentes da poluição ambiental e convidá-los para participar das outras atividades da campanha.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, explica que há uma diferença significativa e relevante na questão relativa à construção de unidades habitacionais, a partir da inclusão do Trabalho Técnico Social.

“Os projetos habitacionais hoje levam em conta as pessoas que viverão naquele local, suas necessidades, especificidades e o meio onde estão inseridas. Tudo isso com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população atendida. Partindo da premissa que o trabalho social fundamenta-se na participação comunitária, sustentabilidade do empreendimento e na preservação ambiental, essa campanha é mais uma atividade dentro de um eixo específico que vem contribuir com a conscientização sobre o uso adequado dos recursos ambientais dentro do espaço comunitário”, destacou a diretora.

No dia 28, a partir das 14h, o evento segue com a realização de uma capacitação com os recicladores que moram na região. No mesmo horário, também estará acontecendo o seminário de “Educação Ambiental”, com exposição de vídeos e roda de diálogo. Visitas de mobilização, distribuição de camisetas e panfletos, prestação de serviços, apresentações culturais e mutirões de limpeza completam a programação da atividade.

A Campanha conta ainda com o apoio das diretorias de Educação Ambiental da Sedes e das Secretarias de Saúde (SMS), Educação (Sedec), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

O que é – O Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) é um conjunto de ações educativas planejadas e adequadas à realidade da população atendida pelos Programas de Habitação da Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Governo Federal. Essas ações compreendem uma ação ampla e integrada desenvolvida em três eixos temáticos: Organização e Mobilização Comunitária – MOC, Educação Sanitária e Ambiental – ESA, Geração de Trabalho e Renda – GTR.

No Alto do Céu, o PTTS visa à erradicação de palafitas e urbanização integrada. Contempla 672 famílias das comunidades: Alto do Céu, Jardim Mangueira, Vem – Vem, São Pedro, Jardim Coqueiral e Porto de João Tota, sendo 550 melhorias, 13 reconstruções e 109 relocação (aquisição).