Campanha comemora avanços nas políticas pelas mulheres

Por - em 25

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lançou na manhã desta segunda-feira (3) a campanha ‘Cidadania Ativa para as Mulheres’, que reúne uma vasta programação para comemorar as conquistas obtidas pelas políticas públicas que foram implantadas pela PMJP para este público. O lançamento ocorreu em um café da manhã no Netuanah Praia Hotel com a presença da imprensa da Capital e de representantes de entidades e organizações que defendem os direitos das mulheres.

Dentre os eventos que estão agendados para este mês, destacam-se a posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o lançamento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, ambos serão realizados nesta terça (4), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a partir das 16h.

A Coordenadora da CPPM, Douraci Vieira, afirmou que o mês de março será dedicado à reflexão, ao diálogo e principalmente ao exercício do protagonismo para a conquista de melhores dias para as mulheres. “A cidade de João Pessoa precisa conhecer melhor as políticas públicas que a Prefeitura vem implantando. Vamos ampliar a divulgação dessas ações e serviços para as mulheres e mostrar como e onde elas podem garantir os seus direitos”, afirmou.

Representando os movimentos feministas de João Pessoa, Gilberta Soares, do Cunhã- Coletivo Feminista – destacou o apoio da Prefeitura na implantação de políticas públicas voltadas para as mulheres. “É visível o compromisso da gestão para como as mulheres. Entre as principais conquistas, destaco o Centro de Referência da Mulher, onde existem profissionais qualificados e serviços voltados para a mulher”, enfatizou.

Na ocasião, o prefeito Ricardo Coutinho lembrou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na busca de um espaço para a discussão. “Há três anos essa cidade não contava com nada nessa área de gênero, nem discussão dentro do Poder público poderiam ser feitas, mas conseguimos imprimir uma marca que pode responder pelo nome de responsabilidade. Hoje a Prefeitura de João Pessoa é responsável pelas políticas públicas de gênero. A Criação da Coordenadoria das Mulheres foi essencial para garantir os direitos e trabalhar pela inclusão feminina em todos os aspectos”, disse.

Ricardo destacou, ainda, o Empreender Mulher, linha de crédito que foi criada para atender a esta parcela da população, o Centro de Referência da Mulher (CRM), que conta com atendimento psicológico, social e jurídico e atende mulheres que são vítimas de violência. “Muitos equipamentos foram estruturados para melhor assistir às mulheres na cidade. As Unidades de Saúde da Família oferecem atendimento específico para elas. Inauguramos mais creches para que as mulheres possam trabalha e deixar os filhos em locais seguros e confortáveis. Sabemos que podemos avançar muito mais, sempre em parceria como os movimentos que são um exemplo de luta”, completou.