Campanha contra poliomelite é adiada por conta da Gripe A

Por - em 24

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo orientação do Ministério da Saúde, adiou para o dia 19 de setembro o ‘dia D’ da campanha contra a Poliomielite. A decisão foi tomada, segundo o Ministério da Saúde, para que o sistema de saúde possa atender com maior tranquilidade aos pacientes com suspeita de estarem com a Gripe A, transmitida pelo vírus da Influenza (H1N1). As crianças que já foram vacinadas não sofrerão prejuízos à saúde.

De acordo com a chefe do setor de Imunização da SMS, Chiara Dantas, quem já tomou a vacina não terá prejuízos à saúde, mas essas crianças terão que tomar uma nova dose em setembro. “Quando todos os Estados realizam a vacinação simultaneamente, criamos uma rede de proteção e garantimos uma maior imunidade de grupo. As crianças que precisam tomar as vacinas do calendário de rotina podem continuar tomando, mas a vacina da campanha deverá ser administrada no novo período da campanha”, comentou.

O Ministério da Saúde garante que a mudança na data não comprometerá o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho. A meta de vacinação em João Pessoa é de aproximadamente 53 mil crianças, o que corresponde a 95% da população menor de cinco anos.