Campanha da faixa de pedestre inicia atividades no Padre Zé

Por - em 35

A Campanha ‘Faixa de Pedestre: a Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor’ iniciou nesta segunda-feira (22) as atividades nos bairros da Capital. As equipes de Educação para o Trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) estarão esta semana no bairro Padre Zé, em três horários e pontos alternados, abordando e orientando motoristas e pedestres sobre o respeito à faixa na tentativa de evitar acidentes de trânsito e para garantir a mobilidade dos veículos e segurança de quem anda a pé.

Os três pontos da Campanha no bairro são: próximo a Padaria Mirassol, Colégio de Audiocomunicação e Centro de Referência da Educação Infantil – Maria da Conceição Bezerra. Durante a manhã, as equipes se concentrarão das 6h30 às 8h00 e das 10h30 às 13h30 e no final da tarde, o trabalho acontece de 15h30 às 17h00. Além das equipes, um carro de som estará circulando pelas ruas do bairro reproduzindo o jingle da Campanha e orientando os moradores para as ações. Foram colocados cones nas vias para alertar os motoristas durante os trabalhos.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Joseneide Cardoso, a escolha dos pontos foi feita a partir da solicitação dos moradores das comunidades e das estatísticas de acidentes. “A população é o nosso elo com os problemas enfrentados no trânsito. Ninguém melhor que os moradores para nos dizer onde a campanha deve ser intensificada. No entanto, todos os bairros serão contemplados com as ações. Estamos atualmente no Padre Zé e em seguida iremos para o bairro de Mangabeira”, revelou Joseneide. Ela informou que a ação terá ficará uma semana em cada bairro, mas, de acordo com a necessidade local, poderá se estender.

Respeito mútuo – O foco da campanha este ano está no respeito mútuo entre condutores de veículos e pedestres e visa diminuir os índices de acidentes de trânsito causados pela falta de atenção de ambos e desrespeito à sinalização. Nas abordagens, os motoristas e pedestres são orientados pelas equipes de Educação para o Trânsito sobre a importância do respeito à faixa para evitar acidentes. Além disso, eles recebem adesivos e cartilhas com orientações.

Os pedestres são orientados a só atravessar a rua na faixa designada para eles. “Muitas vezes o condutor do veículo já sabe que tem que parar antes da faixa e o problema está nos pedestres que teimam em atravessar em qualquer local da via”, afirmou o coordenador de Educação para o Trânsito, Eugênio Sales de Sousa.