Campanha da faixa de pedestre inicia ações educativas na orla

Por - em 29

As equipes de Educação para o Trânsito da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans) estarão, a partir desta sexta-feira (22), nas ruas da Capital, dando início à Campanha “Faixa de Pedestre: A gente respeita e a cidade anda melhor”. Em virtude do período de férias e do aumento do número de turistas, a campanha será iniciada na região da praia, de sexta a domingo. Os pontos escolhidos foram o final da avenida Rui Carneiro, no Centro Turístico, o Busto de Tamandaré, na Orla, um trecho da avenida Beira Rio.

Pelo menos 30 pessoas, entre equipes de Educação para o Trânsito e gestores da STTrans, estarão distribuídos pelos locais da campanha, em dois horários. Na sexta-feira, os trabalhos serão a tarde, de 17h às 19h. No sábado, devido ao evento Estação Nordeste, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com show da cantora baiana Daniela Mercury, no Busto de Tamandaré, a ação ocorrerá apenas no período da manhã, de 11h às 13h. No domingo, nos dois horários, as equipes estarão realizando a campanha, de 11h às 13h e de 17h às 19h, com exceção do Busto, que será apenas pela manhã.

Os motoristas e pedestres serão orientados pelas equipes da educação sobre a importância de respeitar a faixa e, assim, evitar acidentes. Além disso, eles receberão adesivos e cartilhas com orientações. O foco da campanha, este ano, está no respeito mútuo entre condutores de veículos e pedestres e visa diminuir os índices de acidentes de trânsito causados pela falta de atenção de ambos e desrespeito à sinalização.

A campanha foi lançada na última terça-feira (19), na Estação Cabo Branco e contou com a presença do prefeito Ricardo Coutinho, o vice-prefeito Luciano Agra, secretários municipais, imprensa e população. Na ocasião, foram entregues também, 33 novos ônibus adaptados, sendo três articulados, pelas empresas de transporte coletivo da Capital.

Orientações – A coordenadora de Educação para o Trânsito, Joseneide Cardoso, dá algumas dicas para motoristas e pedestres:

Motoristas:
– Dirigir com atenção à sinalização;
– Reduzir a velocidade nas áreas de maior movimento de pedestres, ou que tenham sinalização informando sobre a faixa de
pedestre;
– Parar sempre na faixa que houver um pedestre pedindo para atravessá-la;
– Ao parar na faixa, ligue o alerta como forma de informar os demais condutores;
– Só dar partida, quando o pedestre chegar ao outro lado da via.

Pedestres:
– Sempre procurar a faixa para atravessar;
– Ficar em local visível;
– Acenar pedindo preferência aos motoristas
– Esperar todos os veículos pararem, para atravessar;
– Agradecer ao motorista.