Campanha da Faixa já abordou mais de 5 mil pessoas na Capital

Por - em 15

A campanha ‘Faixa de Pedestre: A gente respeita e a cidade anda melhor’, realizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), já abordou mais de cinco mil pessoas, entre motoristas e pedestres, nos três primeiros finais de semana de sua realização. Os números são da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, informando que neste período, a ação foi realizada principalmente na praia, em três pontos fixos, mas também se fez presente no Centro da cidade.

Os trabalhos educativos tiveram início na região da praia de Tambaú e Cabo Branco e em um trecho na avenida Beira Rio, no dia 22 de janeiro, três dias após o lançamento na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, com a entrega de 33 novos ônibus eficientes. A ação vem sendo desenvolvida nos finais de semana, em dois horários diferentes: 11h às 13h e de 17h às 19h. As equipes de Educação para o Trânsito, além de gestores e funcionários da STTrans, ficam nos locais com faixas e distribuindo panfletos, cartilhas, adesivos e chaveiros com o tema da faixa. O objetivo da campanha é conscientizar motoristas e pedestres para o respeito à faixa de pedestre, a fim de evitar acidentes de trânsito.

O foco da campanha, que este ano está em sua terceira edição, é o respeito mútuo entre motoristas e pedestres, visando diminuir os índices de acidentes causados pela falta de atenção de ambos e desrespeito à sinalização. Eles são orientados pelas equipes de educação sobra a importância da faixa e recebem os materiais de divulgação e educativos. Nestes primeiros momentos, a decisão por iniciar a campanha na região da praia deveu-se ao fato de a cidade receber um grande número de turistas e o fluxo de veículos naquela região ser maior.

Mudança de comportamento – “As mudanças promovidas no pessoense devido à campanha da faixa já vem ocorrendo desde a primeira edição, mas a cada ano fortalecemos a importância do respeito à faixa através desta iniciativa, para reduzir, cada vez mais, os acidentes de trânsito. A população de João Pessoa já está bastante consciente sobre a sinalização e tem aderido à campanha de forma bastante significativa”, afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Joseneide Cardoso, muitas pessoas paradas pelos educadores parabenizam a STTrans e agradecem aos agentes pela campanha estar sendo desenvolvida. “Eles pedem ainda que a gente leve a campanha para os bairros e é isso que pretendemos fazer logo após o carnaval, iniciando pelo bairro de Mangabeira”, contou.

Campanha no carnaval – Aproveitando as prévias carnavalescas, sem deixar a campanha de lado, nesta segunda-feira (08) a ação está presente no bloco “Muriçoquinhas de Miramar”. As equipes de educação e funcionários estão no bloco, junto a seus filhos, a partir das 17h, realizando panfletagens e orientando a população sobre o respeito à faixa. No dia 30 de janeiro, a STTrans comemorou o ‘Carnaval Consciente’ no Busto de Tamandaré, durante as ações da campanha, com uma orquestra de frevo para funcionários, turistas e secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa e seus familiares.