Campanha da STTrans orienta ciclistas, pedestres e motoristas

Por - em 29

A superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) inicia nesta sexta-feira (16), às 19h, a campanha educativa de disciplinamento na orla da Capital, “STTrans – Cada Um no Seu Espaço”, para que motoristas, ciclistas e pedestres, respeitem, cada um, a área a eles destinada na via. A medida visa melhorar o trânsito do pessoense no local, que ganhou uma ciclofaixa, no final do mês de março, para uso exclusivo das bicicletas.

A campanha será iniciada na praia de Cabo Branco, nas proximidades do final da avenida Beira Rio, durante a realização da II Caminhada Noturna da STTrans, ação que estimula a adoção de hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos entre os servidores do órgão. A caminhada termina nas proximidades da Feirinha de Tambaú, onde está instalado um dos terminais de bicicletas do ‘Pedala João Pessoa’.

Desde que a ciclofaixa foi inaugurada, no dia 27 de março, a equipe de educação para o trânsito realizava um trabalho preventivo de orientação de ciclistas e pedestres. No entanto, de acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Joseneide Cardoso, a intenção agora é intensificar, incluindo os motoristas, para que eles evitem invadir o espaço dos ciclistas com seus veículos e adotem medidas de segurança no local.

Saúde e valorização do servidor – Medidas que visam uma melhor qualidade de vida e valorização dos seus servidores também são uma preocupação da STTrans. Além da Caminhada Noturna, o órgão realiza passeios turísticos, esportivos e de lazer e estimula a doação de sangue. As ações são desenvolvidas pelo Programa de Desenvolvimento de Gestão e Liderança (PDGL) e do Proservidor. Para ser bem avaliado e conseguir pontuação suficiente ao final do ano, o servidor precisa alcançar algumas metas, entre elas, promover melhorias na qualidade de vida. Quem participar da caminhada, ganhará, por exemplo, 30 pontos.

Campanhas Educativas – A STTrans vem realizando uma série de campanhas educativas com o objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e melhorar o tráfego de veículos dentro da cidade. No início de janeiro, teve início a campanha “Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor”, que este ano está em sua 3ª edição e já percorreu vários bairros da Capital, além da orla e Centro. Em março, aconteceu a exposição de veículos “STTrans por um trânsito seguro”.

Recomendações

Pedestre
– Ao caminhar ou correr, utilize o calçadão;
– Ao atravessar a ciclofaixa e via, olhe para os dois lados;

Ciclista
– Utilize sempre a ciclofaixa, nunca a via ou calçadão;
– Respeite o sentido de direção. A ciclofaixa é de mão dupla;
– Evite acidentes. Faça da pedalada um passeio e não uma corrida;

Motorista
– Não estacione na ciclofaixa, você pode ser multado;
– Antes de abrir as portas, alerte os passageiros para observar a ciclofaixa.