Campanha de doação de livros tem posto no Shopping Sebrae

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está expandindo a parceria para a difusão da campanha de doação de livros, iniciativa inserida no projeto ‘Estação do Livro’. Desta vez, quem se engajou a iniciativa, que objetiva levar literatura a todas as comunidades da Capital, foi o Shopping Sebrae, que fica localizado no bairro dos Estados.

A partir desta terça-feira (19), até os próximos três meses, uma caixa de coleta ficará no hall de entrada do shopping, facilitando assim a arrecadação dos exemplares. O coordenador da Biblioteca Municipal de João Pessoa, Marcos Paulo de Farias, explicou que este é o terceiro shopping a apoiar o projeto. “A caixa de coleta da campanha já esteve nos Shoppings Manaíra e Tambiá. Só neste último, foram arrecadados mais de 6.500 exemplares, superando todas as nossas expectativas. Essas parcerias são fundamentais para o sucesso da campanha, que a cada dia motiva mais pessoas”, frisou Marcos Paulo.

No balanço feito pela coordenação da campanha, já foram contabilizados mais de 12 mil edições doadas pela população, entre livros didáticos, infantis, profissionais e de literatura, além de revistas, cordéis e gibis. Todo o material é levado para o Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, onde passa por um processo de seleção para fins de catalogação. Depois dessa etapa, a equipe faz a higienização do acervo e o processamento técnico para, em seguida, enviá-los ao seu destino.

Muitos desses exemplares são encaminhados às Estações do Livro, implantadas nas praças públicas. O projeto já beneficia a população dos Funcionários II (Praça Bela), Castelo Branco (Praça Nossa Senhora da Paz), Alto do Mateus (Praça das Mangueiras) e Rangel (Praça da Amizade). Cada espaço tem um acervo de 300 exemplares para empréstimos à comunidade. O serviço funciona das 16h às 20h e a população não paga nada pelos empréstimos dos livros.

Onde doar – As doações devem ser entregues nos seguintes pontos fixos: Paço Municipal, no Centro; Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Subprefeitura, em Tambaú; Estação Cabo Branco, no Altiplano, e Secretaria de Saúde (SMS), na Torre. Além desses pontos, há coleta em locais itinerantes. Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que está disponível nos locais citados.