Campanha de doação leva mais de 30 voluntários ao Ortotrauma

Por - em 20

Sangue é vida. E foi com este propósito de salvar vidas que mais de 30 voluntários atenderam ao chamado da campanha realizada nesta quarta-feira (30) pelo Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) em parceria com o Hemocentro da Paraíba. A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar a população para o ato de doar na época onde mais se precisa de sangue, que é o fim de ano, onde se registra o aumento considerável de acidentes. Para facilitar a coleta, o Hemocentro esteve no Ortotrauma com sua unidade móvel das 8 às 16h. Além de funcionários e acompanhantes dos pacientes, os moradores do bairro de Mangabeira, e até de outros locais, aderiram à campanha.

De acordo com o gerente de patologia clínica e hemoterapia do Ortotrauma, Francisco Duarte, a campanha visa convocar as pessoas para o ato de doar, já que sangue não se fabrica, apenas se consegue através da doação voluntária. “Queremos sensibilizar a população para a importância e necessidade de doar sangue nessas épocas de festa, onde os doadores habituais se afastam. A nossa meta é estender essa campanha para outras datas festivas, a exemplo do carnaval”, planeja Francisco.

Apenas no Ortotrauma são, em média, 250 transfusões de sangue por mês, levando-se em conta concentrado de hemácias, plasma fresco e de plaquetas. Quem quiser contribuir para abastecer o Hemocentro, a unidade estará aberta nesta quinta-feira (31) das 7h às 13 h, e no sábado (2), das 7h ao meio dia.