Campanha de vacinação antirábica acontece neste sábado

Por - em 34

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza neste sábado (17) mais uma campanha de vacinação antirábica para cães e gatos. Na Capital serão 158 (clique aqui e confira a relação) postos de vacinação instalados em escolas, unidades de saúde e associações comunitárias, além do posto fixo no próprio CCZ. Duas unidades itinerantes também participam da vacinação, visitando as áreas fronteiriças de João Pessoa, além de percorrer comunidades rurais e de difícil acesso. A vacinação começa a partir das 8h e se estende até as 17h.

A gerente de Vigilância Ambiental e de Zoonoses do município, Djanira Lucena Araújo, afirma que serão disponibilizadas 110 mil doses da vacina. A expectativa das equipes de saúde é imunizar 65 mil cães e 30 mil gatos e assim evitar a ocorrência de casos de raiva animal e consequente transmissão aos humanos. “O último caso de raiva em animais foi registrado em 2006 e por conta disso fizemos duas campanhas em 2007 com o objetivo de bloquear a doença”, afirmou a gerente.

Ela lembra que cães e gatos transmitem a raiva por meio da saliva e, por isso, é preciso ficar atento. Mordidas, arranhões e lambidas podem contaminar o ser humano. Neste caso, Djanira Lucena recomenda lavar o local do ferimento e procurar o serviço de saúde mais rápido possível. É importante lembrar que o CCZ precisa ser informado a respeito de qualquer animal sob suspeita de raiva. “O animal fica apático ou agressivo sem motivo aparente, além disso, fica com intolerância à luz e não come nem bebe água. Apresentando esses sintomas, o dono deve deixar o animal isolado e entrar em contato com o Centro de Zoonoses” lembrou a gerente.

Nova vacina

Este ano, o Ministério da Saúde disponibilizou para as Secretarias Municipais as unidades da nova vacina antirábica, extraída por cultivo celular. De acordo com Djanira Lucena, esse novo procedimento garante uma imunização de 90% dos animais, ao contrário da fuenzalida/palácios, que só garantia 30% de imunização dos cães e gatos vacinados. Além disso, com essa nova vacina só é necessário utilizar 1 ml por dose, metade da quantidade aplicada anteriormente. “Isso garante economia em tempo e dinheiro além de uma maior cobertura de animais imunizados”, disse a gerente.

Djanira lembra aos donos de bichos de estimação que não se esqueçam de levar seus animais aos postos espalhados pela cidade. “Pessoas idosas, com dificuldade de locomoção, ou que possuam vários animais podem entrar em contato com o Centro para receber em casa as doses da vacina”. O telefone para solicitar a equipe de apoio é o (83) 3241-3459 / 3218-7780.