Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado

Por - em 23

Campanha de vacinação contra
pólio começa neste sábado

Começa neste sábado (14) a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Pólio em João Pessoa. A abertura oficial será realizada a partir das 8h, em Mangabeira, ao lado do mercado público, com distribuição de brindes como camisetas, bolas e algodão doce para a criançada e a presença de personagens infantis. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende imunizar mais de 55 mil crianças e atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 95% da população menor de cinco anos.

Para alcançar a meta, a SMS está disponibilizando 60 mil doses da vacina nas 210 Unidades de Saúde da Família. Unidades móveis também serão montadas em vários pontos da cidade. São eles: Ponto de Cem Réis, Terminal Rodoviário, Shoppings Sul, Tambiá e SEBRAE, Carrefour Bancários e BR e supermercados Extra e Atacadão.

A proposta é atender o maior número de crianças em um curto espaço de tempo. “A Secretaria de Saúde pretende imunizar o maior número de crianças e continuar ultrapassando a meta do Ministério da Saúde como em 2009, que na primeira fase da vacinação imunizou 95,64% das crianças menores de 5 anos do município, superando a meta que é de 95%, totalizando 50.730 crianças”, afirmou Chiara Dantas, Chefe do Setor de Imunização da SMS.

A primeira etapa da vacinação aconteceu no último dia 7 de junho, onde foram imunizadas mais de 50 mil crianças. A Secretaria Municipal de Saúde alerta a respeito da importância de pais e mães levarem seus filhos para tomar a vacina. “É importante disseminar o vírus da pólio para continuar com o estado de erradicação que existe no Brasil desde 1989”, frisou Chiara Dantas.

Complemento de Vitamina A – Durante a Campanha contra a Pólio, também será fornecido o complemento de Vitamina A, fundamental para o crescimento e redução de infecções, reafirmando o pacto contra a mortalidade infantil firmado em maio de 2009 pela Prefeitura Municipal. No final do ano passado, João Pessoa alcançou o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste na cobertura de Vitamina A destinada a bebês com idade entre 6 e 11 meses, e em crianças de 1 a 5 anos.