Campanha ecológica da Emlur orienta banhistas na Capital

Por - em 35

Quem tirou o domingo (10) para ir às praias de Cabo Branco e Tambaú pode acompanhar a abertura da campanha ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’ promovida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Durante toda a manhã, estagiários, servidores e parceiros se concentraram no Busto de Tamandaré para a abertura do projeto que tem como objetivo sensibilizar banhistas e comerciantes sobre a forma correta de acondicionar o lixo produzido nos momentos de lazer na praia e a importância ecológica dessa atitude. São cerca de 50 pessoas envolvidas no projeto, além dos agentes de limpeza que durante a semana também farão um trabalho de sensibilização com banhistas. 

Nem mesmo o dia nublado tirou o entusiasmo daqueles que estavam trabalhando na entrega de sacolas ecológicas biodegradáveis de TNT (Tecido Não-Tecido) na beira-mar e no vias de acesso à praia, para que os freqüentadores armazenassem o lixo nelas, evitando desta forma a poluição e sujeira na praia. A campanha contou com a presença do superintendente da Autarquia, Coriolano Coutinho, e foi prestigiada por convidados. O grupo de percussão ‘Baticumlata’ se apresentou no local e chamou a atenção do público. 

Durante a abertura, Coriolano Coutinho falou da importância do projeto ‘Cidade beleza, Verão Limpeza’ e pediu o engajamento da população nesse esforço da Prefeitura Municipal de João Pessoa em manter a cidade limpa e organizada. “Basta um simples gesto para deixar nossas praias cada vez mais bonitas”, ressaltou o superintendente. Ele lembrou que além do projeto de sensibilização, a Emlur, nesse período de verão, intensifica o trabalho de limpeza na orla, aumentando a quantidade de agentes de limpeza e colocando mais papeleiras na calçadinha e contêineres na areia da praia. “O banhista não tem desculpa para sujar a praia, pois a cada 50 metros são encontrados depósitos na areia para acondicionar o lixo”, informou. 

Nesse primeiro dia da ação, durante a atividade de sensibilização, as equipes de educação formadas por servidores e estagiários do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) e fiscais da Emlur, além dos agentes jovens da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizaram o trabalho corpo a corpo, informando aos banhistas a forma correta de acondicionar o lixo produzido na praia.  

Programação – Durante os meses de janeiro e fevereiro, a campanha ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’ fará o importante trabalho de educação ecológica e ficará concentrada entre a Ponta do Seixas até o Bessa. Além do trabalho desenvolvido pelos servidores da Emlur e pelos Agentes Jovens nos domingos, ao longo da semana, os agentes de limpeza que trabalham na catação da areia da orla e na limpeza do calçadão auxiliarão na atividade de educação ambiental. 

A partir do próximo domingo (17), as equipes serão divididas em duas frentes: uma se deslocará até a altura do restaurante Bargaço, na avenida Cabo Branco, e outra seguirá até a área do bar Peixe Elétrico em Manaíra.  Uma van itinerante percorrerá as principais vias de acesso às praias da capital, promovendo a sensibilização educativa de pedestres e motoristas, que também receberão sacolas ecológicas tanto para levar à praia quanto para colocarem no câmbio do carro. Em 2009 foram distribuídas 70 mil sacolinhas ecológicas. Este ano, a intenção é entregar a mesma quantidade. De acordo com o setor de planejamento da Emlur são recolhidas aproximadamente 72 toneladas de lixo nos finais de semana nas áreas de maior concentração da orla como Tambaú, Cabo Branco e Manaíra. 

População aprova – Cada pessoa abordada para receber a sacolinha elogiava a equipe de educação ambiental e parabenizava pelo projeto. A turista Vitória Maria Xavier, de Brasília, ficou encantada. Ela recebeu a sacolinha e disse que João Pessoa é impecável com relação à limpeza. “É a primeira vez que venho aqui, estou vendo tudo limpinho, gostei muito. E meu saquinho está aqui, vou colocar tudo dentro para depois jogar na lixeira, porque o lugar de lixo é no lixo”, ressaltou.  
O casal do Rio de Janeiro, Alfredo e Sônia Sobreira, parabenizou o poder público pela ação e pela limpeza da capital paraibana. “Fiquei impressionado com a agilidade com que é feita a limpeza na orla”, disse Alfredo, e Dona Sônia completou: “A cidade é linda e limpa”. 

Parceiros – A Emlur conta com a parceira das secretarias municipais de Tursimo (Setur), de Desenvolvimento Social (Sedec) , de Saúde (SMS), da Coca-Cola, da São Braz e da Associação Paraibana de Imprensa (API).