Campanha educativa orienta sobre uso correto da ciclofaixa na orla

Por - em 20

Desde a última sexta-feira (16), os pedestres, ciclistas e motoristas que diariamente frequentam a orla da Capital estão sendo orientados sobre o respeito às áreas destinadas a cada um na ciclovia inaugurada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em março. Após a inauguração a ciclofaixa vinha sendo ocupada não apenas pelos ciclistas, mas também por pedestres, que preferiram realizar atividades físicas no espaço reservado às bicicletas.

A coordenadora da Educação para o Trânsito, da STTrans, Joseneide Cardoso, revelou que muitos pedestres ainda usam a ciclofaixa para caminhar e praticar corridas e que, com isso, podem ocasionar acidentes. “Essa campanha vai explicar aos pedestres que a calçada é destinada a eles e a ciclofaixa é um espaço para os ciclistas, que antes dividiam o espaço com os veículos na via” afirmou a coordenadora.

Durante a ação, os monitores da Educação para o Trânsito da STTrans abordaram usuários da ciclofaixa dando dicas de como usá-la e entregando panfletos educativos à pedestres, ciclistas e motoristas. Os pedestres eram orientados a caminhar na calçada e os ciclistas na ciclofaixa. Os motoristas foram orientados a dedicar melhor atenção à ciclofaixa, para evitar que seus veículos, estacionados, invadam a área e que, ao abrirem as portas, verifiquem a presença de ciclistas na via, a fim de evitar acidentes.

Caminhada Noturna – Durante a realização da ação, foi realizada a 2ª Caminhada Noturna da STTrans que contou com a participação dos servidores do órgão, visando a prática da caminhada, como forma de contribuir com a melhoria da qualidade de vida. Um alongamento coletivo deu o pontapé inicial para a caminhada que saiu da avenida Cabo Branco, nas proximidades do final da Avenida Beira Rio, até a Feirinha de Tambaú.

A caminhada foi organizada pela Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal (DGDP) da STTrans, para o Programa de Desenvolvimento de Gestão e Liderança (PDGL) e do Proservidor. O servidor que participou da atividade ganhou 30 pontos para somar com a avaliação dos programas.