Campanha em defesa da mulher é indicada a prêmio nacional

Por - em 33

A campanha ‘Começar de novo vale a pena. Sem violência!’ da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é uma das três indicadas a receber o prêmio ‘Boas práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha”. A premiação é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, da Presidência da República. Foram 178 indicações distribuídas entre cinco categorias e o resultado final vai ser anunciado no próximo dia 4 de agosto, em Brasília, pela ministra de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire.

O reconhecimento já garante uma publicação nacional sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, onde será relatado o trabalho que a PMJP vem desenvolvendo junto ao Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. O órgão foi criado em 2007 e atende mensalmente cerca de 40 novos casos de mulheres vítimas de violência.

A campanha da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal das Mulheres, vai concorrer na categoria III Idealização ou Realização de Campanhas. A campanha foi realizada em setembro de 2009, em comemoração aos dois anos do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, serviço especializado em atender as mulheres vítimas de violência.

A secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura, Nézia Gomes, que vai participar da cerimônia de entrega dos prêmios, disse que estar entre os três melhores organismos que desenvolveram ações de combate à violência de gênero, é reconhecimento do trabalho e o compromisso que a Prefeitura de João Pessoa tem com as políticas para as mulheres.

“Estar entre as três indicações já nos rende uma publicação nacional onde vamos poder relatar o trabalho do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. Essa indicação é a constatação que esta gestão tem compromisso com a cultura do respeito, onde a violência contra a mulher é enfrentada com políticas públicas que garantam às mulheres o direito de uma vida com cidadania”, enfatizou a secretária.

Sobre a premiação – O prêmio ‘Boas práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei Maria da Penha’ foi instituído pelo decreto número 6.924 de 5 de agosto de 2009, e tem o objetivo de incentivar as boas experiências que merecem destaque no enfrentamento à violência de gênero por meio da Lei 11.340 – Lei Maria da Penha.

A premiação é concedida anualmente às pessoas físicas ou jurídicas, indicadas por terceiros e escolhidas por um comitê designado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O prêmio conta com mais quatro categorias: Implantação de Programas e Políticas; Criação e Implementação de Serviços; Realização de Estudos e Pesquisas e Realização de Matérias Jornalísticas.

‘Começar do novo, vale a pena. Sem Violência!’- A campanha Começar de novo vale a pena. Sem violência tem o objetivo de incentivar a sociedade em refletir sobre a violência contra a mulher e divulgar os serviços existentes no município de João Pessoa, voltados para o acolhimento e prevenção à violência sexista. A campanha é composta de vários produtos de comunicação, entre eles: cartilhas, VT para televisão, folderes, imãs de geladeira, outbus, cartazes, além de intervenções de rua com panfletagem e apresentações de teatro.