Campanha Faixa de Pedestre é retomada no Centro e na Orla

Por - em 21

A campanha ‘Faixa de Pedestre: a Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor’ está de volta, esta semana, ao Centro e Orla da Capital. A ação é desenvolvida pela Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) e tem o objetivo de orientar motoristas e pedestres para a importância do respeito à faixa, na tentativa de evitar acidentes de trânsito e para garantir a mobilidade dos veículos e a segurança de quem anda a pé.

As equipes de Educação para o Trânsito da Superintendência estão no Mercado Central e na Praça Castro Pinto, na Avenida João Machado, no período da manhã, das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira. À noite, os educadores estarão no final da Avenida Beira Rio, na Orla, na feirinha de Tambaú e nas proximidades da Quadra de Manaíra. Durante a realização da campanha, os motoristas e pedestres são abordados e orientados sobre o respeito à faixa.

O foco da campanha, este ano, está no respeito mútuo entre condutores de veículos e pedestres e visa diminuir os índices de acidentes de trânsito causados pela falta de atenção de ambos e desrespeito à sinalização. A campanha foi lançada no dia 19 de janeiro e durante estes seis primeiros meses visitou as principais avenidas e bairros da cidade, sempre entrando em contato com os motoristas e pedestres, fazendo panfletagem e entregando brindes, como chaveiros, cartilhas educativas e adesivos. Os locais foram escolhidos de acordo com a solicitação dos moradores das comunidades.

Os pedestres também são abordados e orientados a só atravessar a rua na faixa designada para eles. “Muitas vezes o condutor do veículo já sabe que tem que parar antes da faixa e o problema está nos pedestres que teimam em atravessar em qualquer local da via”, afirmou a coordenadora de Educação para o Trânsito, Joseneide Cardoso.