Campanha PBSOSRIO vai coletar doações para desabrigados de JP

Por - em 26

A campanha PBSOSRIO, que na última terça-feira (25) enviou duas toneladas de donativos às cidades atingidas pelas enchentes no Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), é agora voltada para a arrecadação de doações para as vítimas da chuva na capital paraibana. Desta vez, além de alimento e material de limpeza e higiene pessoal, a campanha estimulará a solidariedade entre os comerciantes locais, no sentido de doar móveis e eletrodomésticos para quem perdeu quase tudo.

A ideia da participação dos lojistas veio do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Antônio Jácome. Segundo ele, uma equipe formada por funcionários da Sedes e pelas coordenadoras do PBSOSRIO Emanuelle Lins e Denise Lemos, além de outros voluntários, começará uma peregrinação pelo comércio pessoense na próxima segunda-feira (31). “Muitas famílias perderam seus móveis e eletrodomésticos. Elas ganharão novas casas, mas não terão o que pôr dentro delas. Por isso a ideia de arrecadar esse tipo de material”, explica.

De acordo com Jácome, os móveis e eletrodomésticos doados serão acondicionados em local determinado pela Sedes e serão distribuídos somente quando os desabrigados estiverem em suas novas casas. “Temos o cadastro das famílias necessitadas e faremos a entrega de maneira justa e solidária”, afirma. Ele adianta que o prefeito da Capital, Luciano Agra, já assinou o ofício que solicita a doação junto aos comerciantes. “Mas qualquer pessoa pode fazer esse tipo de doação, não apenas os lojistas”, diz.

Emanuelle Lins salienta que a arrecadação de alimentos e material de limpeza e higiene pessoal continuará. “O objetivo é diminuir o impacto das chuvas na vida dessas pessoas. Não é para doar aquilo que não serve mais, mas sim coisas que podem ser úteis para quem perdeu muito com as águas”, acrescenta. O telefone de contato dos idealizadores da campanha PBSOSRIO é 8811-0650.

Campanha – A PBSOSRIO começou pelo Twitter e recebeu apoio da PMJP, por meio da Fundação de Cultura (Funjope). Agora, depois de enviar todo o material arrecadado para a Cruz Vermelha de Pernambuco, a campanha trocou de nome (PB Sorrio) e vai se concentrar em receber doações para as vítimas da chuva em João Pessoa. Além de móveis e eletrodomésticos, há a necessidade de itens essenciais, como produtos de higiene pessoal (creme dental, absorvente, papel higiênico, shampoo, sabonete etc), produtos de limpeza (água sanitária, sabão em pó, álcool, desinfetante, sacos para lixo etc) e alimentos não-perecíveis (arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite em pó etc). Os donativos são separados com a ajuda da PMJP, por meio do Banco de Alimentos.