Campanha pelo fim da violência contra a mulher marca abertura do Campeonato Paraibano de Futebol

Por Alexandre Quintans - em 417

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), esteve presente, neste sábado (12), no Estádio Almeidão para a abertura do Campeonato Paraibano de Futebol. O jogo foi entre os times Botafogo e Perilima, onde o Botafogo vendeu pelo placar de 4×1. Mas o que chamou a atenção dos torcedores foi que os jogadores entraram em campo segurando faixas com mensagens para o fim da violência contra a mulher. O ato faz parte da Campanha ‘Laço Branco – Homens Unidos pelo Fim da Violência Contra a Mulher’, deflagrada no dia 6 de dezembro do ano passado pela SEPPM.

“Nós, enquanto Secretaria de Mulheres, precisamos envolver outros atores. E neste ano de 2019 nós vamos fazer uma campanha para que possamos sensibilizar os homens para pôr fim à violência contra a mulher. E é preciso um envolvimento de toda a sociedade. A ação que aconteceu aqui no Almeidão foi muito emocionante”, disse a secretária da SEPPM, Adriana Urquiza.

A participação no Campeonato se deu graças a uma parceria da PMJP com a Confederação Paraibana de Esportes e direções dos times de futebol. Os times entraram em campo aplaudidos. O Botafogo entrou segurando uma faixa com a mensagem “Cartão vermelho para violência contra a mulher”. Já os jogadores do Perilima com a frase “Violência contra a mulher é jogo sujo”. Em seguida, teve a execução do Hino Nacional.

A secretária Adriana Urquiza avaliou como positiva a ação e agradeceu à FPF. “Tivemos uma receptividade muito boa ao lado da presidente Michelle Ramalho que prontamente nos deu apoio, colocou a Federação a disposição da Secretaria para qualquer outro tipo de atividade. Os dirigentes dos clubes também se colocaram à disposição. Uma ação extremamente positiva”, avaliou.

Campanha Laço Branco – A campanha iniciou no dia 06 de dezembro de 2018, no Parque da Lagoa. A SEPPM realizou a abertura do evento com homens da gestão, com a parceria dos secretários que aderiram à iniciativa. O objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar os homens sobre a violência contra a mulher.

A ideia central da organização é a conscientização dos homens para que não pratiquem e não se omitam diante de uma violência, construindo relações familiares em uma cultura de paz, diálogo e convivência harmoniosa.

Na ocasião, A SEPPM também aproveita para divulgar os serviços de enfrentamento à violência contra a mulher em João Pessoa, a exemplo do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (0800-283-3883) e a Central Nacional de Atendimento à Mulher – Ligue 180.