Campanha vacina cerca de 68 mil cães e gatos contra a raiva animal

Por - em 30

Pelo menos 68 mil animais foram imunizados em João Pessoa contra raiva, durante a campanha de combate à doença realizada no sábado (12). A iniciativa foi executada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Quem não conseguiu levar seu cão ou gato a um dos 150 postos disponíveis, pode ter acesso à dose gratuita de reforço preventivo no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro dos Bancários.

A médica veterinária Valéria Rocha Cavalcanti, do setor de Controle Animal do CCZ, foi uma das coordenadoras da campanha. Ela lembrou que a vacina não possui contra-indicação e “todo animal, a partir dos três meses de idade, pode ser vacinado, desde que esteja com saúde. Os donos que levaram seus gatos e cães para receber a dose devem fazer o mesmo em setembro, durante a mobilização nacional contra a raiva”, acrescentou.

Na campanha do sábado foram disponibilizadas 85 mil doses. A imunização se deu em cerca de 53 mil cães e 15 mil gatos. A vacina contra a raiva animal é aplicada de forma gratuita e permanente no CCZ, de segunda a sexta-feira, sempre no horário comercial das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A raiva animal é uma doença infecciosa de evolução aguda. O vírus quase sempre é mortal e entre os sintomas estão transtornos como aumento da excitabilidade nervosa e sintomas paralíticos. A transmissão se dá pela mordida ou arranhada um animal infectado.