Campeonato de skate profissional é sucesso pelo segundo ano em JP

Por - em 32

Público de dez mil pessoas por dia, música, cursos, tietagem e adrenalina a mil. Assim foi a 1ª Etapa do Circuito Nacional de Street Skate – Myllys Pro 2010, realizada no final de semana na pista Skate Plaza Manaíra, no bairro de Manaíra. Pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a capital paraibana sediou uma etapa do evento, confirmando-se como um nome forte para a realização de campeonatos internacionais.

Os três primeiros colocados foram Rodil Jr. “Ferrugem”, Diego Oliveira e Paulo Correa “Galera”. Teve ainda o vencedor da melhor manobra, Diego Fiorese, com um switch 270 boardslide no corrimão grande. Com a participação de 60 competidores e premiação de R$ 20 mil, divididos entre várias categorias, o Myllys Pro é considerado o maior evento de skate profissional do Brasil pelos profissionais do meio.

O evento teve toda a infraestrutura necessária, tanto para os atletas (sala com frutas, água, fisioterapia e ambulância do Samu à disposição) quanto para o público, que contou com estandes da Vila Radical, oficina de grafitagem com Marquinhos “Perfect” e shows com as bandas Outona, Pump e Sacal. O Myllys Pro teve ainda a presença do skatista e ator Daniel Zettel, que, além de distribuir autógrafos e dar entrevistas, andou de skate com os profissionais.

Para o secretário do Esporte, Juventude e Lazer de João Pessoa (Sejer), João Corujinha, a realização de um evento desse porte na Capital é uma maneira de incentivar a prática do skate, que aqui é utilizado como uma alternativa de inclusão social para crianças entre 5 e 16 anos de idade. “Desde fevereiro deste ano, aproximadamente 50 crianças são atendidas pelo Projeto Inclusão Radical, cujas aulas são ministradas três vezes por semana na pista de Manaíra”, contou.

Preparo – Segundo os organizadores do evento, João Pessoa foi escolhida pelos próprios atletas como a cidade que ofereceu as melhores condições da competição, realizada pela primeira vez no ano passado. A experiência provou que a capital paraibana não só estava preparada para sediar um evento como este, mas também foi considerada a melhor sede do Circuito 2009, saindo na frente de outras capitais com maior tradição no esporte, como Porto Alegre.

De acordo com Jason Alexander, um dos coordenadores da etapa, a visão da PMJP é um exemplo que deve ser seguido por outras cidades. “Se todos entendessem como o skate pode contribuir para inclusão social, por se tratar de uma modalidade simples e de baixo custo, centenas de crianças e jovens no Brasil poderiam estar sendo beneficiados”, pontuou.

Resultado final – Etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Skate Profissional 2010.

1 Rodil Jr. “Ferrugem”
2 Diego Oliveira
3 Paulo Correa “Galera”
4 Danilo do Rosário
5 Willian Domingues “Seco”
6 Marcelo Amador “Formiguinha”
7 Daniel Vieira
8 Diego Fiorese
9 Laurence Reali “Toco”
10 Carlos Leonardo “Yellow”
11 Fabio Sleimann
12 Rafael Russo
13 Leandro Chico
14 Stanley Inácio
15 Wagner Ramos
16 Marcelo Gomes “Marreco”
17 Ricardo de Carvalho “Ricardinho”
18 Marcio “Tarobinha”
19 Jarbas Alves
20 Daniel Lopes “Crazy”
21 Fabiano Bianchin “Biano”

Best Trick TV Cabo Branco (campeonato de melhor manobra)

Diego Fiorese
Manobra/local: switch 270 boardslide no corrimão grande