Cândida Vargas vai dispor de UTI Neonatal e Espaço ‘Mãe Canguru’

Por - em 238

O novo Banco de Leite Humano e o Anexo Administrativo do Instituto Cândida Vargas (ICV) foram entregues a população pelo prefeito Ricardo Coutinho durante solenidade realizada nesta terça-feira (9). Na ocasião o prefeito anunciou a entrega, até o final de março, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade, juntamente com a ampliação do espaço ‘Mãe Canguru’, da Unidade de Cuidado Intermediário e de novas Enfermarias.

“Com a construção deste anexo, está sendo possível ampliar essas áreas internas da maternidade, para poder atender mais e melhor. Com estes serviços, o Instituto Cândida Vargas vai aperfeiçoar o atendimento aos partos considerados de risco e assim diminuir ainda mais a mortalidade. São quase R$ 2 milhões em investimentos no hospital, que é referência no atendimento à gestantes, bebês prematuros e banco de leite que atende pacientes da Grande João Pessoa e outras cidades de dentro e fora do Estado”, relatou o prefeito.

De acordo com Ricardo Coutinho, a atual gestão tem feito um esforço constante na melhoria das estruturas e da qualidade dos serviços oferecidos à população. “É necessário recuperar a credibilidade no setor público e essa administração não tem poupado esforços nesse sentido. Estamos ampliando e qualificando os serviços oferecidos por esse município. Hoje são realizados por mês 65 mil exames, 60 mil consultas especializadas, hospitais foram construídos e reformados. Centros de atendimento a saúde mental foram entregues a população e outros mais serão. E muitos outros investimentos na saúde estão sendo feitos”, informou.

A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, falou da importância dessa obra entregue a população pessoense. “Estamos alegres com a expansão e qualificação dos serviços oferecidos pela maternidade Candida Vargas. É simbólico estarmos aqui hoje comemorando a entrega desse Banco de leite, justamente no mês da mulher e que leva o nome de uma mulher, Zilda Arns, que lutou sua vida inteira contra a desnutrição e a mortalidade infantil. Esse obra e essencial para a vida e saúde dos nossos bebês”, frisou.

Prestaçao de serviço – O Banco de Leite do Instituto Cândida Vargas (ICV) atua desde o ano 2000 com um trabalho de conscientização, coleta, armazenagem e distribuição de leite materno, que tem ajudado a salvar vidas de bebês prematuros e doentes. Segundo a coordenadora do Banco, Mara Rúbia, com esta reforma, a nova estrutura da unidade está de acordo com todas as adequações de estrutura preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Ela disse que além do aumento na captação e armazenagem do leite humano, o banco vai oferecer mais conforto às mães doadoras. “Nossa expectativa é que o número de doadoras e orientações com pacientes externas e de pré-natal aumente. Para ser doadora é necessário ter leite em excesso e estar gozando de boa saúde”, esclareceu.

Para a doadora Sandra Rogéria, que acompanhou a solenidade, é uma satisfação contribuir com o banco doando o seu leite excedente. “Logo que minha filha nasceu eu não tinha leite e ela necessitou do banco para se alimentar. Com as orientações das profissionais eu passei a estimular o surgimento do meu leite. Hoje estou alimentando minha filha e ajudando para que outras crianças sejam alimentadas. É muito emocionante”, declarou.

Nova estrutura – Entre as novidades inauguradas estão sala de espera com poltronas confortáveis, ambiente climatizado e salas separadas para as doadoras internas do Hospital. Também foram inauguradas salas de lavagem e empacotamento de vidros; sala de processamento; laboratório de controle de qualidade microbiológico; estocagem de leite; recepção e sala de coleta externa.

Já a nova unidade administrativa é composta de salas de Recursos Humanos, secretaria, Núcleo de Epidemiologia, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Gerência Administrativa, Direção Técnica e multiprofissional, Contabilidade, copa e banheiros. Para quem desejar ser uma doadora basta procurar o Banco de leite no Instituto Cândida Vargas ou entrar em contato pelo telefone: 3015-155 e se cadastrar. O banco ainda disponibiliza um transporte para buscar o leite na casa da doadora todos os dias.