Candidatos a uma vaga no Zona Azul são treinados pela STTrans

Por - em 22

A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), através da Divisão de Estacionamento e Registro (Dierg), está promovendo até sexta-feira (4) um treinamento com 54 candidatos a operadores no estacionamento rotativo Zona Azul. Além do treinamento, essas pessoas passarão por uma avaliação escrita e uma prática, onde irão para a rua e terão a oportunidade de aprender em campo como desenvolver o trabalho. Ao final, os aprovados serão contratados como operadores da Zona Azul.

O objetivo do treinamento e seleção é para que possam ser contratadas pessoas que cumpram exatamente as suas atribuições e que prestem um serviço de qualidade aos usuários. Durante o treinamento, os candidatos aprendem noções gerais para o desempenho da função, a exemplo de legislação de trânsito, dicas operacionais, conduta e posturas necessárias para o trabalho, além de técnicas de resolução de conflitos.

No último dia do curso, os participantes vão às ruas colocar em prática o que aprenderam durante o treinamento. Ao final, os candidatos serão avaliados pela Dierg e pelos supervisores da Millenium, empresa operadora do estacionamento rotativo.

O gerente da Dierg, Cristiano Nóbrega, que está ministrando o curso, falou da importância do treinamento como uma forma de orientar os operadores para que façam um serviço de qualidade para os usuários do estacionamento. “Nosso objetivo é selecionar operadores que possam prestar um serviço de qualidade à população”, comentou.

O candidato a uma vaga de operador, Givanildo Gomes, falou da alegria de conseguir um emprego, principalmente nessa época do ano, quando se aproxima o Natal. “É o meu primeiro emprego com carteira assinada e há muito tempo esperava por essa oportunidade. Fiquei surpreso, e logo agora final do ano. Quero ter sucesso e prestar um bom serviço na empresa”, falou Givanildo.

Na capital paraibana, diferente das demais cidades, esse tipo de estacionamento rotativo tem uma função social, gera emprego com carteira assinada com garantia de todos os direitos trabalhistas para 114 pessoas, beneficiando também os seus dependentes diretos. Os operadores recebem um pouco mais de um salário mínimo, além de vale transporte e alimentação.

Zona Azul – O estacionamento rotativo Zona Azul é operado pela empresa Millenium. Atualmente, ele funciona com aproximadamente 1,2 mil vagas em 20 ruas e duas praças do Centro da Capital. Os horários de utilização da Zona Azul são de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

João Pessoa é a única Capital nordestina que oferece aos motoristas o uso de estacionamento rotativo gratuito por um período de 10 minutos, desde que o veículo fique com o pisca – alerta ligado. Após este intervalo de tempo, o condutor deverá retirar o veículo ou adquirir a cartela ao preço de R$ 1,30, que garante a permanência por duas horas.

Idosos com mais de 60 anos têm direito à gratuidade por um período de uma hora nas vagas destinadas a eles. Já os portadores especiais dispõem de vagas exclusivas, mas não possuem a gratuidade.