Candidatos da Saúde não são penalizados por ação de hackers

Por - em 21

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do Concurso Público para Área da Saúde da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), divulgou na tarde desta terça-feira (25) um comunicado oficial em resposta à ação de hackers no site da instituição. Está garantido que nenhum candidato será prejudicado.

A direção do IBFC determinou a suspensão da entrega dos documentos de comprovação de títulos do concurso que deveria acontecer até esta terça-feira (25) através do site da instituição (www.ibfc.org.br.). A nova data será agendada e comunicada aos candidatos, a fim de que todos possam entregar seus documentos sem nenhum prejuízo.

De acordo com a nota, o provedor que hospeda o site do Instituto foi atacado por hackers nesta segunda-feira (24). O fato obrigou a direção do IBFC a suspender a exibição do site até que a questão fosse resolvida pelo departamento de tecnologia do instituto junto a seu provedor. Porém, os dados daqueles que procederam as inscrições para concursos abertos foram preservados, sem nenhum tipo de prejuízo para os candidatos.

A direção do IBFC ainda não tem dados para explicar o que teria motivado a ação dos hackers. “Não sabemos ainda precisar o que motivou a ação cometida pelos criminosos, além do objetivo claro de tirá-lo do ar. Pelas informações técnicas fornecidas até agora por nosso provedor, a ação se deu por envio de pacotes falsos vindos do mundo inteiro, o que gerou uma exaustão de capacidade do switch, onde está hospedado o servidor”, disse o diretor do IBFC, Alexandre Faraco.

O diretor informou ainda que ao ser verificado o problema, foi providenciada imediatamente a troca do número de IP do site. “Estamos nos esforçando para restabelecer o funcionamento do site o mais breve possível”, justificou Alexandre. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação colocou à disposição o telefone (11) 4701.1658 para outras informações aos candidatos.