Capitã da Seleção Brasileira de Handebol visita escolas de JP

Por - em 26

A capitã da Seleção Brasileira de Handebol, Lucília Viana, visitou nesta terça-feira (30) duas escolas municipais de João Pessoa que se classificaram para a Copa Petrobrás de Handebol. Pela manhã, a atleta esteve na escola municipal João Santa Cruz e à tarde, na Castro Alves. A competição será realizada de 13 à 17 de abril em Itajaí, Santa Catarina, envolvendo 32 equipes de escolas de todo o Brasil.

A Paraíba será representada por quatro equipes, sendo duas do feminino, da escola João Santa Cruz e duas masculinas, da Castro Alves. As equipes conquistaram uma vaga para a competição após vencer as etapas municipal, estadual e a regional, que aconteceu em Aracaju, no mês passado. Os jovens atletas têm entre 11 e 14 anos.

Para Lucília, o esporte tem uma grande importância no rendimento escolar e na formação do cidadão. “Quando eu recebi o convite da seleção para visitar as escolas classificadas dos estados do Norte e Nordeste, fiquei bastante feliz. Eu saí dessa realidade, estudei em escola pública, onde dei meus primeiros passos no Handebol. Através dele consegui terminar meus estudos e hoje faço parte de uma seleção campeã”, destacou.

A atleta parabenizou os jovens atletas e encorajou todos a continuar praticando o esporte e estudando. “Espero que daqui possa sair muitos talentos e possam em breve, nos representar na seleção brasileira de handebol”, frisou. Lucíola já visitou Recife e nesta quarta-feira (31) estará em Natal.

Segundo o presidente da Confederação Paraibana de Handebol, Izaque Alves Alencar, as competições na etapa eliminatória envolveram mais de 9 mil atletas em 695 escolas municipais, estaduais e particulares por todo o Brasil. “Os alunos das escolas João Santa Cruz e Castro Alves estão de parabéns pela conquista. Não foi fácil para eles. Foram três etapas, com várias escolas onde saíram vencedores”, esclareceu.

O secretário adjunto de Esporte, Ricardo Prado, falou da preocupação com que a gestão municipal vem tratando o esporte nas escolas municipais. “Essa gestão não tem se preocupado em oferecer apenas uma educação de qualidade, o esporte também tem recebido atenção como na construção de quadras e ginásios poliesportivos, revitalização de campos, investimentos em projetos e programas, como as escolinhas de futebol e vôlei, por exemplo. Essas equipes que estão hoje aqui são reflexo desses investimentos”, comemorou.

A aluna Katheelyn Beatriz, uma das jogadoras da equipe, tem 12 anos e estuda o 9º ano. Ela disse que está feliz com a conquista. É muito bom fazer parte dessa equipe, agente tem se esforçado muito para chegar até aqui e pretendemos representar muito bem João Pessoa e a Paraíba e mostrar que na escola pública também se pratica esporte. Espero sair vencedora e orgulhar a minha escola a minha cidade, destacou.

A premiação final para os vencedores da competição será um computador para cada aluno atleta, uma viagem a Disney e equipamentos para a escola. Para quem quiser acompanhar e obter mais informações é só acessar o site www.copapetrobrashandebol.com.br.