Capital bate recorde na geração de empregos em setembro

Por - em 20

A cidade de João Pessoa registrou, em setembro, o melhor desempenho do ano em termos de geração de emprego. Levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e divulgado nesta quarta-feira (14), revelou que no mês passado foram abertas 749 vagas, com a contratação de 4.168 pessoas e a demissão de 3.419. O saldo positivo é 9% maior do que o registrado em agosto.

O setor de serviços foi o principal responsável pelo bom desempenho da geração de empregos na Capital paraibana no mês de setembro. As empresas desse segmento conseguiram gerar 362 vagas (1.577 contratações e 1.215 desligamentos). Em segundo lugar ficou o setor da construção civil, que gerou 142 vagas com a admissão de 974 pessoas e a demissão de 832.

Na análise do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção de João Pessoa (Sedesp), Raimundo Nunes, os números do Caged refletem o bom momento da economia pessoense. Ele lembra que, apenas no Sine-JP, existem atualmente 108 vagas em aberto para trabalhar na capital paraibana e boa parte delas para funções de venda e para as diversas áreas do setor de supermercados.

“Vale destacar, ainda, a atuação de projetos como o Empreender-JP, que estimula os pequenos negócios informais, gerando o chamado ‘autoemprego’, uma modalidade que não entra nas estatísticas do emprego formal. Para ter ideia, apenas em outubro, concedemos crédito para 312 empreendedores”, acrescenta Raimundo Nunes.