Capital é a 2ª do NE com menor índice de infestação pela dengue

Por - em 40

Em levantamento divulgado quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde, João Pessoa aparece em segundo lugar no ranking das capitais nordestinas com menor índice de infestação pelo mosquito da dengue. A classificação traz a situação da doença em 157 municípios e aponta 17 capitais em situação de alerta.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, realizou no período de 19 a 23 de outubro o quarto Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes – LIRA, que apresentou o índice geral no município considerado bem abaixo da média. Na avaliação por região, foi verificado que apenas sete bairros da Capital mantêm o índice de infestação considerado médio, sendo que no restante das regiões de João Pessoa o índice se mantém em situação de baixo risco.

De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, ao contrário das outras capitais analisadas, João Pessoa apresentou um índice considerado satisfatório nos quesitos limpeza urbana, atuação dos agentes de saúde e da mídia para informar a população, e capacitação dos profissionais de saúde.
No boletim divulgado em novembro pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância à Saúde, das 248 notificações de casos suspeitos, apenas 102 (41,1 %) foram confirmados como dengue clássica. Não foi registrado nenhum caso de dengue hemorrágica ou complicações decorrentes da doença, uma queda de mais de 90% nas notificações.