Capital é destaque em cobertura de suplementação de vitamina A

Por - em 27

O município de João Pessoa alcançou o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste na cobertura de Vitamina A destinada a bebês com idade entre seis e 11 meses, e em crianças de 1 a 5 anos. Foi o que revelou o último relatório divulgado pelo Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, vinculado ao Ministério da Saúde.

A vitamina A é fundamental para o crescimento e reduz em 23% a mortalidade infantil, além de reduzir a gravidade de infecções e manter a saúde da visão e dos olhos. Em maio deste ano, o prefeito Ricardo Coutinho assinou o ‘Pacto de Redução de Mortalidade Infantil’, que foi firmado entre 21 municípios paraibanos e o Ministério da Saúde. No ano 2000, o índice de mortalidade infantil em João Pessoa era de 19,82 a cada mil habitantes, e em 2008 a taxa foi de apenas 11,82, registrando o menor índice dos últimos oito anos.

A suplementação de Vitamina A é realizada diretamente nos postos de saúde espalhados pela cidade e ocorre no momento em que as crianças recebem a vacinação. Na última campanha de vacinação contra a Pólio, ocorrida em agosto, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou as doses da vitamina para serem aplicadas junto com a imunização.

De acordo com o coordenador do Setor de Saúde da Criança/Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Edgar Neto, esse resultado positivo se deve às campanhas realizadas pela SMS. “Nossa intenção é realizar uma ação em parceria com as escolas públicas municipais, no sentido de elevar a cobertura da segunda dose da vitamina”, frisou o coordenador, lembrando que essa ação será realizada ainda este ano.