Capital ganha mais 20 novos ônibus, a partir desta quinta

Por - em 31

Mais 20 ônibus zero quilômetro vão integrar a frota do sistema de transporte coletivo de João Pessoa. A solenidade de entrega dos veículos será realizada às 16h desta quinta-feira (17) no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa), em frente ao estacionamento ‘Lagoa II’, próximo ao Unibanco, e contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), mais o superintendente de Transportes e Trânsito, Deusdete Queiroga, diretores e convidados.

A iniciativa faz parte do compromisso de renovação da frota firmado entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da STTrans, com os empresários do setor. A aquisição de novos veículos tem o objetivo de reduzir a idade média da frota do sistema em torno de quatro anos, proporcionando mais conforto, acessibilidade e segurança à população.

De 2005 até o início deste ano já entraram no sistema 242 novos e seminovos veículos. Este ano, a meta é colocar em circulação mais 75, sendo 55 novos e 20 seminovos, dos quais pelo menos seis ônibus eficientes adaptados para cadeirantes. Dos 20 a serem entregues nesta quinta-feira, três são eficientes.

O sistema de transporte coletivo da Capital possui 480 ônibus. Desses, 440 em operação e o restante fica na reserva para utilização em caso de aumento da demanda. Os carros efetivos fazem, em média, 4,5 mil viagens por dia e são responsáveis por transportar algo em torno de 8 milhões de passageiros por mês.

Na opinião de Deusdete Queiroga, o transporte público urbano é parte essencial de uma cidade. “Por isso, a preocupação do prefeito Ricado Coutinho em melhorar os serviços para atender aos usuários. Acreditamos que priorizar e investir no transporte coletivo proporcionará mais qualidade de vida à população, pois diminuirá a poluição e descongestionará o tráfego, uma vez que menos carros passam a circular nas ruas”, ressaltou.

Seis empresas operam os transportes no município: Transnacional, Reunidas, Mandacaurense, São Jorge, Boa Viagem e Marcos da Silva.