Capital marcará presença em evento internacional de turismo no Ceará

Por - em 41

João Pessoa vai marcar presença no ‘II Seminário Internacional de Turismo Sustentável’ (Sits), que acontece entre os próximos dias 12 e 15 de maio, em Fortaleza (CE). A Prefeitura Municipal (PMJP), em uma ação da Secretaria Executiva de Turismo (Setur), vai mostrar a experiência que vem sendo realizada no Vale do Gramame em parceria com a Escola Viva Olho do Tempo (Evot), com a promoção de intercâmbio e a articulação em rede de experiências desenvolvidas com o turismo comunitário, solidário e sustentável.

O seminário tem como objetivo construir um novo modelo de turismo, dar mais consistência ao turismo comunitário como estratégia de perpetuação da cultura das populações tradicionais, da preservação ambiental e da economia solidária. A iniciativa pretende dar visibilidade ao debate acerca dos impactos do turismo convencional.

Programa – Dentro da programação estão incluídos painéis, mostra de vídeos e de trabalhos científicos e apresentações culturais. Com essa programação, a idéia é contribuir para a construção teórico-metodológica de um modelo de turismo que rompa com a lógica dominante da atividade convencional e produza uma perspectiva voltada à melhoria da qualidade de vida da comunidade receptora.

Esta segunda edição do ‘Seminário Internacional de Turismo Sustentável’ (Sits) contará ainda com o ‘Salão de Turismo Comunitário da América Latina’, composto por mostras de diferentes destinos de turismo comunitário no mundo. A atividade será realizada no dia 14 de maio.

A organização do evento aguarda a participarão de cerca de 500 pessoas, representantes do Brasil e do exterior, dentre ONGs, movimentos sociais, comunidades, organizadores de viagens, operadores de comércio justo e organizações ambientais. Já estão confirmados participantes de 16 estados brasileiros e 12 países.

Recentemente, o Vale do Gramame, foi escolhido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para representar a região Nordeste no ‘III Salão do Turismo’, que acontece em junho, em São Paulo (SP). A escolha se deu diante da avaliação do potencial local, que está incluído no Programa Nacional de Turismo Rural com base na agricultura familiar. O turismo rural no Vale do Gramame é um projeto realizado com o apoio da Prefeitura de João Pessoa.