Capital recebe caravana da Copa do Mundo de Fustal, nesta quarta-feira

Por - em 32

Entre os dias 4 a 6 de junho João Pessoa irá receber a caravana do Futsal Brasileiro, a ‘Fifa Futsal World Cup Brazil 2008 – Promotional Tour’, que está percorrendo as 26 capitais do país para divulgar a Copa do Mundo de Futsal, que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro, no mês de setembro. O evento é inédito no esporte mundial e deverá alcançar um público de aproximadamente 32 milhões de pessoas.

A Promotional Tour na Capital vai acontecer com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e promoverá eventos sociais, palestras em escolas, clínicas de futsal, uma exposição temática, além de um concurso que premiará 10 pessoas (com direito a levar um acompanhante) para assistir à final da Copa do Mundo de Futsal, com todas as despesas pagas.

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB), o presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, irão conceder uma entrevista coletiva à imprensa, às 9h, da próxima quarta-feira (4). Além deles, dois jogadores da seleção estarão presentes. Os nomes ainda não foram confirmados pela organização do evento.

Destaque – Para o chefe de gabinete da Secretaria de Esporte do município, Marcílio Ferreira, o esporte de João Pessoa vem se destacando no cenário nacional, graças às atividades que a Prefeitura realiza na área. Ele citou como exemplo eventos como a ‘Meia Maratona’, os jogos estudantis e a ‘Corrida 5 de Agosto de Ciclismo’.

O resultado disso, segundo ele, é o reconhecimento do Governo Federal e das Confederações das modalidades esportivas que tem escolhido a Capital paraibana como sede para eventos importantes, a exemplo das Olimpíadas Escolares do Brasil, que aconteceu em novembro do ano passado, e da etapa regional do Campeonato Brasileiro de Basquete, realizada na semana passada.

Copa – Pela primeira vez, a competição mundial terá 20 seleções. As últimas edições realizadas pela Fifa (Taipei/2004, Guatemala/2000, Espanha/1996, Hong Kong/1992 e Holanda/1989) – tiveram 16 seleções. “A Copa do Mundo de 2012, em local ainda a ser definido pela Fifa, terá a participação de 24 seleções. Esse número crescente mostra o investimento que a Fifa está fazendo na modalidade”, destaca Hideraldo Jorge Santana Martins, diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo.

As eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil já têm equipes classificadas, além da seleção brasileira. Na África, há Líbia e Egito. Na Europa, Espanha, Itália, Rússia, Portugal, República Checa e Ucrânia. As outras seletivas estão marcadas. Para a Ásia (sede em Tailândia), que distribui 4 vagas, começam dia 11 de maio e termina dia 18. Para os afiliados da Concacaf (são três 3 vagas em disputa), os jogos serão em Guatemala de 16 a 22 junho.